Estádio Itaquerão

Com a vinda de mega eventos para o Brasil, muitas cidades passaram por mudanças estruturais essenciais. Essas, mesmo causando um transtorno inicial na vida dos habitantes, como trânsito e barulho, prometem dar mais qualidade a vida para os moradores das cidades.

Toda essa promessa de melhorias faz valorizar as áreas por onde passam essas obras. Segundo um levantamento do Banco Central, que começou a ser divulgado em abril do ano passado, houve uma alta de 121,6%, durante um período de cinco anos.

Grande exemplo disso é a Arena Corinthians. Chamado pelos torcedores do clube de Itaquerão, o estádio fica situado na zona leste de São Paulo, causou um grande valorização da região, que, até então, era uma área povoada por pessoas de classe média e baixa.

Outro exemplo é a Arena Pernambuco. Imóveis já chegaram a ser vendidos pelo triplo do seu preço de compra. De acordo com uma entrevista da corretora Zélia Travessos ao site G1, a valorização é decorrente do estádio que irá receber jogos do Mundial e de projetos sociais do governo. “Como é uma via de acesso para a Copa, toda essa região foi valorizada. Também acho que se deve aos investimentos do governo federal, através de programas como o ‘Minha casa, minha vida”.

No Rio de Janeiro, a questão não é atribuída a estádios, mas sim ao sistema de transporte da cidade, que promete ficar melhor, devido a novas vias expressas construídas na cidade. De acordo com o Hernane Genu, sócio-fundador da Genuine Imóveis, imobiliária no Rio de Janeiro, o fato de o Rio estar resolvendo os problemas de mobilidade e as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) são os fatores que prometem melhorar a qualidade de vida na cidade. “As UPPs e novas vias dão ao Rio de Janeiro, melhorias essenciais para uma cidade do porte que ela tem capacidade. Linda e Segura.”

Agora basta aguardar o legado que todas essas obras irão deixar. Se ele será longínquo ou apenas durante os grandes eventos, pós 2016.