São Paulo vai receber a 23ª edição da Feira Internacional EDUEXPO em três dias. Diretores de instituições de ensino dos Estados Unidos, Nova Zelândia, Canadá, Austrália, Espanha, Portugal, Alemanha, Itália, Suécia, entre outros, aterrissam de seus países para um contato pessoal com intercambistas brasileiros. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo www.edufindme.com/eduexpo2013.

A respeitada universidade de Harvard – a maior do mundo – estará apresentando com exclusividade o seu programa de doutorado. Também será o momento para buscar informações sobre cursos de idiomas, high school, graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, MBAs, escolas técnicas e oportunidade de trabalho e estágio remunerado. A estimativa é de que aproximadamente 25 mil pessoas participem do evento que vai se estender a mais sete cidades: Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo, Campinas e Recife (programação completa mais abaixo).

Em todas as cidades estão programados mini-seminários ministrados pelos expositores sobre temas como Educação Australiana: Descubra um Futuro Sem Limites, ministrado pelo Consulado da Austrália e EducationUSA: 5 Passos para Estudar nos Estados Unidos, apresentada pela Associação Brasil América – EducationUSA. Outro diferencial desta edição será a presença do CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério da Educação, responsável por bolsas de estudos do Programa Ciência sem Fronteiras, que prevê 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior.

DESTAQUES

Com reputação consolidada em 24 cidades da Europa e América Latina, a EDUEXPO irá trazer a capital gaúcha o maior grupo de universidades britânicas já presente em uma feira, com destaque para a Università Bocconi, fundada em 1902 e com uma das bibliotecas mais importantes da Europa; a University of Northampton, reconhecida mundialmente pelos programas de Gerenciamento de Saneamento, Tecnologia do Couro e Moda; a Newcastle College, a maior faculdade do Reino Unido com estudantes de mais de 55 países; a Seattle Central Community College, localizado entre as inúmeras empresas de tecnologia que oferece estágios em empresas como Microsoft; a Universidad Católica San Antonio, que oferece 24 graduações europeias, 34 mestrados, 16 PhDs, entre diversos congressos e seminários; a KTH Royal Institute of Technology, de Estocolmo, a maior e mais antiga universidade da Suécia; a Howick College, que integra o programa mundial de Escolas Inovadoras da Microsoft.

Também confirmaram presença a San Diego State University, American Language Institute, uma comunidade verdadeiramente global, cujo tamanho, diversidade e reputação acadêmica a tornaram uma das principais universidades dos Estados Unidos, a Laureate Hospitality Education, a mais extensa rede de escolas de gestão de hotelaria do mundo, a European University, uma escola de negócios multicampus com credenciamento internacional e presença em Barcelona, Munique, Genebra e Montreaux, a San Francisco State University, o coração intelectual da cidade norte-americana de mesmo nome, a California State University, a Northridge, uma universidade pública que serve a comunidade do norte de Los Angeles e a comunidade global; a UCL – University College London, no centro de Londres, classificada entre as dez melhores universidades do mundo; a Study in Latvia, localizada na Letônia; a Universidade Católica Portuguesa – UCP, especializada em uma multiplicidade de áreas de interesse, a Chalmers University of Technology, da Suécia, conhecida globalmente por seu foco em educação, pesquisa e inovação.

A Feira vai contar com o MBA Atlântico, o programa âncora da Católica Business Schools Alliance, uma aliança das escolas de negócios católicas no universo de países de expressão portuguesa. Trata-se de uma ferramenta educacional que permite aos alunos uma vivência das realidades econômica, social e cultural de Angola, Portugal e Brasil, países onde o programa é ministrado.

INTERCÂMBIO INTELIGENTE NA VELOCIDADE DO SÉCULO XXI

A Edufindme, criada pela FPP Edu-Media, é a primeira rede social de educação do mundo dedicada a conectar os interesses de estudantes com universidades de primeira linha de todos os continentes. “Por meio da rede o intercambista pode fazer a volta ao mundo da educação em poucas horas e ainda conversar pessoalmente com diretores das instituições, favorecendo negociações e detalhamento sobre grades curriculares, preços, bolsas de estudos, documentação e os costumes do país”, diz Júlio Ronchetti, presidente da instituição promotora da Feira.

CÓDIGO DE BARRA ANTECIPA CONTATO COM EXPOSITORES

Pioneira no uso de tecnologias inteligentes, que qualificam a interação entre os expositores e os visitantes, ao realizar a inscrição na EDUEXPO, o estudante recebe um cartão com código de barras, que funcionará como seu passaporte na feira. De maneira prática e atualizada, o visitante apresentará o cartão em cada estande que visitar e, automaticamente, após a leitura do código de barras, ele será adicionado aos contatos do expositor na rede social EDUFINDME.

AGÊNCIAS NACIONAIS MARCAM PRESENÇA

Grandes agências de intercâmbio brasileiras, como a CI e STB, também poderão ser consultadas durante a feira. A CI é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Possui mais de 60 lojas e, em 24 anos de atividade, já embarcou milhares de pessoas para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer. Oferece curso de idiomas em mais de 25 países, intercâmbio de férias para adolescentes, high school, programas de estágio e trabalho remunerado, au pair, cursos profissionalizantes, visitas técnicas, graduação, pós-graduação, extensão e MBA.

O STB (Student Travel Bureau) é líder nacional no segmento de intercâmbio, turismo jovem e educação internacional. Possui mais de 70 lojas no Brasil e unidades na Austrália e na Nova Zelândia. Anualmente, mais de 60 mil jovens viajam em seus programas.

RAIO-X DO INTERCÂMBIO NO BRASIL

Pesquisa da Belta (Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais) divulgada em 2012
  • Em 2011, o intercâmbio cresceu 30% no País (real valorizado e longos parcelamentos são principais fatores).
  • Cerca de 300 mil estudantes participaram de programa de intercâmbio em 2012, gerando US$ 2 bilhões em negócios. Em 2011, foram 215 mil viagens.
  • Das 71 agências de viagens pesquisadas, 54 atenderam o público da classe C entre 2010 e 2011, e 10% das empresas informaram que esse nicho já corresponde por metade do movimento de negócios.
  • 60% dos brasileiros fazem cursos de idiomas e 22,5% escolhem High School.
  • Preferência por roteiros familiares cresceu 80% nos últimos dois anos.
  • O Canadá é o país mais procurado por estudantes brasileiros (90%), seguido pelos Estados Unidos (70%) e Reino Unido (60%).
  • Intercâmbio e trabalho voluntário em roteiros alternativos, como Índia e África do Sul, estão aumentando.

ONDE ACONTECE A EDUEXPO

BELO HORIZONTE
Dia: 26 de fevereiro (terça-feira)
Horário: das 16h às 21h
Local: Hotel Mercure Lourdes – Av. do Contorno, 7315 – Lourdes
www.edufindme.com/eduexpo2013

CURITIBA
Dia: 28 de fevereiro (quinta-feira)
Horário: das 16h às 21h
Local: Hotel Four Points by Sheraton Curitiba – Avenida Sete de Setembro , 4211 – Batel
www.edufindme.com/eduexpo2013

PORTO ALEGRE
Dia: 3 de março (domingo)
Horário: das 14h às 19h
Local: Associação Leopoldina Juvenil – Sede Marquês do Herval – Rua Marquês do Herval, 280 – Moinhos de Vento
www.edufindme.com/eduexpo2013

RIO DE JANEIRO

Dia: 5 de março (terça-feira)
Horário: das 16h às 21h
Local: Windsor Atlântica Hotel – Av. Atlântica, 1020 – Copacabana
www.edufindme.com/eduexpo2013

BRASÍLIA
Dia: 7 de março (quinta-feira)
Horário: das 16h às 21h
Local: Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, SHS Quadra 06, Lote 01, Conjunto A, Bloco G
www.edufindme.com/eduexpo2013

SÃO PAULO
Dias: 9 e 10 de março (sábado e domingo)
Horário: das 14h às 19h
Local: Centro Fecomercio de Eventos – Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista
www.edufindme.com/eduexpo2013

University Connect Forum
Dia:
 11 de março (segunda-feira)
Local: InterContinental Hotel – Alameda Santos, 1123 – Jardim Paulista
Informações: info@fppmediacorp.com

CAMPINAS
Dia: 12 de março (terça-feira)
Horário: das 16h às 21h
Local: Vitória Hotel Concept Campinas – Avenida José de Souza Campos, 425 – Cambuí
www.edufindme.com/eduexpo2013

RECIFE
Dia: 14 de março (quinta-feira)
Horário: das 16h às 21h
Local: Transamérica Prestige Beach Class Internacional  Av. Boa Viagem, 420 – Boa Viagem
www.edufindme.com/eduexpo2013

Feira “inteligente” de educação terá a presença de diretores de universidades de primeira linha e da Laspau, agência sediada em Boston responsável pela colocação de estudantes estrangeiros em mais de 20 universidades americanas.

Os visitantes poderão encontrar uma diversidade de cursos de idioma, high school, mestrado, doutorado, especialização, cursos técnicos, trabalho remunerado, estágio.

O evento acontece em três dias: no sábado e domingo (9 e 10), no Centro Fecomércio de Eventos (rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista), das 14h às 19h. Na segunda-feira, (11), a EDUEXPO também acontece no InterContinental Hotel (Alameda Santos, 1123 – Jardim Paulista). Em sua 23ª edição, a feira trará ao Brasil diretores da Harvard University (USA), a melhor universidade do mundo, que divulgará seus programas de doutorado com exclusividade.

A EDUEXPO é a primeira feira a criar uma rede social exclusiva para conectar os intercambistas com instituições de ensino de todos os continentes.

Com pioneirismo, a feira, que tem presença em 24 cidades da Europa e América Latina, utiliza código de barra para aproximar estudantes de universidades e escolas de idiomas mesmo antes da Feira.

O evento é GRATUITO e as inscrições podem ser feitas pelo www.edufindme.com/eduexpo2013.

Mais informações pelo telefone (51) 3331-5996

mm
O Vale Jornal é um observatório e filtro de notícias com apoio editorial da rede JornalismoColaborativo.com, indicado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação / Prêmio Expocom 2016.