engarrafamento

O trânsito nas grandes cidades é caótico. Com as facilidades de pagamentos, como o financiamento, facilitaram os processos de aquisição de veículos. Isso fez com que mais pessoas comprassem carros e, consequentemente, piorasse o trânsito.

Mas, em muitos casos, não só o excesso de carros é vilão das estradas. Além da negligencia no volante de alguns motoristas, provoca acidentes, há, também, a falta de revisão veicular para prevenir problemas nos veículos.

A importância da revisão veicular

A revisão veicular é exaustivamente pedida em período onde é grande o número de pessoas viajando, como os meses de janeiro e julho, ou, feriados. No entanto, durante os outros dias do ano, muito motoristas se descuidam.

O intenso trânsito já faz parte do cotidiano de quem mora em cidades de médio e grande porte, e com isso, o carro sofre um desgaste muito forte e, isso, exige muito das peças do carro. É o que diz Danilo Vasconcelos, sócio fundador da Dinamicar Pneus, uma loja de pneus no Rio de Janeiro. “Em congestionamentos há um desgaste maior das peças do carro. O freio, acelerador e o sistema de arrefecimento são muito utilizados, o que reduz sua vida útil. Por essa razão, é importantíssimo, para evitar surpresas na estrada, fazer uma revisão veicular periódica”.

Estatísticas surpreendem

De acordo com dados levantados, a pedido de um site, pela Coordenadoria de Engenharia e Tráfego do Rio – CET-Rio, mostram que em 2012, mais de 100 veículos eram retirados. Os dados mostram as áreas onde o incidente mais ocorre. Entre as localidades estão vias de grande movimentação como a Avenida Brasil, Túnel Zuzu Angel e Linha Vermelha. Com a revisão veicular isso poderia ser evitado.

Texto cedido por Daniel Delfino