Localizada na cidade de Guaratinguetá, estado de São Paulo, a EEAR, a Escola de Especialistas da Aeronáutica, detém o recorde de ser a maior instituição de ensino técnico de toda a América Latina, em área construída e infraestrutura. São cerca de 10 milhões de metros quadrados, na área que pertenceu até 1950 à Escola Prática de Agricultura e Pecuária, ano em que as instalações da escola de especialistas da Força Aérea foi definitivamente transferida do Rio de Janeiro.
Trata-se de uma marca bastante expressiva, se considerarmos que as melhores e maiores instituições de nível técnico do mundo estão localizadas majoritariamente nos Estados Unidos, e são vinculadas a universidades de muito prestígio e com sólida produção científica. Algumas delas estão na MIT, Massachussets Institute of Technology, Berkeley, na Universidade da Califórnia e a escola técnica da Universidade de Tóquio.

Como é o acesso à Escola de Especialistas da Aeronáutica e como estudar para a prova da EEAR

Estudar prova EEAR

O primeiro requisito obrigatório a ser considerado é a idade. Para poder se candidatar ao Curso de Formação de Sargentos, é necessário o candidato não pode ter menos de 17 anos e nem completar 25 anos de idade até o dia 31 de dezembro do ano em que se matricular. Além de idade compatível, é exigido ensino médio completo e outros requisitos divulgados nos editais. Todo o processo seletivo divide-se em cinco etapas, realizadas nessa ordem:

  • Exame Intelectual – composto de provas de Português, Matemática, Física e Inglês
  • Inspeção de saúde
  • Exame psicológico
  • Teste físico
  • Apresentação de documentos

O curso tem duração de dois anos, durante os quais o futuro militar de carreira aprenderá uma das diversas especialidades dos quadros da Força Aérea. Estudar para a prova da EEAR envolve esforço antecipado e contínuo, já que é um dos concursos mais concorridos do Brasil. Uma forma de estudar é fazer provas anteriores da EEAR, para se familiarizar com o estilo da banca.
Vale a pena investir numa carreira estável em tempos de desemprego batendo a casa dos 10%!

Um jornalista fã de Al Pacino e, principalmente daquele que considera seu maior filme, Scarface. Gosto não se discute!