Na hora de comprar um carro grande, o mais normal é o pretendente optar pelo motor que não seja movido a gasolina. Mas você sabe o motivo de tanto bem-querer pelo diesel? Bem, vamos começar. Além de ser mais barato e render bem mais que a gasolina, o diesel é um combustível que permite que o carro atinja o máximo da potência com baixas rotações. Isso significa que você consegue maiores velocidades em baixos regimes rotacionais.

Além disso, os modelos a diesel são mais duráveis, e com a tecnologia mais avançada, tendem a poluir menos. Outra vantagem é que os motores dessa natureza tendem a durar muito mais. São mais robustos. Agora, você sabe o motivo de, mesmo com tantas vantagens, o diesel simplesmente ser proibido? Em 1976, quando houve uma grande crise de petróleo no mundo e o Brasil embarcou no Pró-álcool, o país, único a adotar tal medida, proibiu o diesel para veículos de passeio. Isso significa que só utilitários e fora de estrada com mais de uma tonelada de capacidade podem empregar tal combustível.

Carros a diesel não usam velas

Além de todas as vantagens já expostas, o motor a diesel ainda tem mais uma vantagem: não usa velas. Danilo Vasconcelos, CEO da Dinamicar Pneus, loja de manutenção automotiva no Rio de Janeiro, fala sobre a questão: “O diesel é um combustível que, ao ser comprimido, detona com muita facilidade. Ou seja, o próprio movimento do pistão é responsável pela explosão, eliminando essa necessidade e barateando o custo de manutenção”, explica o especialista.

Com tantas vantagens é normal que, fora do Brasil, haja muitos modelos, incluindo os esportivos, que usem esse tipo de propulsor. Existem modelos pequenos no exterior que fazer de 25 a 30 km com um único litro de diesel, o que, para muitas famílias brasileiras, seria um incrível ganho no orçamento para a manutenção do carro. Diante disso, gasolina ou diesel?

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