No dia 8 de setembro comemora-se o Dia Internacional da Alfabetização. A data foi instituída em 1967, pela ONU (Nações Unidas) e pela UNESCO, para conscientizar sobre a importância que a alfabetização tem para todos nós e uma forma de chegar a um compromisso mundial para que políticas em prol da educação sejam desenvolvidas em todos os países. Saber ler e escrever é um dos fatores determinantes para um melhor desenvolvimento econômico e social de uma nação.

Dia internacional da alfabetização

A alfabetização consiste no processo de aprendizado do ato de ler e escrever. Conhecer o alfabeto e ser capaz de decodificar e utilizar as palavras. O governo brasileiro indica que toda criança até oito anos de idade deve estar devidamente alfabetizada, mas sabemos que nem sempre é possível com tantas diferenças sociais. Existem diversos programas sociais para adultos que querem aprender a ler e escrever.

Segundo Eduardo Santos, do Instituto Luminis, de ensino a distância, ser alfabetizado ainda criança ajuda muito a desenvolver estudos mais profundos no futuro: “Não que uma pessoa que se alfabetizou depois da idade recomendada não vá ter sucesso na vida academia, mas ajuda sim ter acesso a leitura ainda criança”.

Pesquisas realizadas pela ONU apontam que atualmente existem 781 milhões de adultos em todo o mundo não sabem ler ou escrever. Existem ainda 250 milhões de crianças e adultos que são considerados analfabetos funcionais. Ou seja, tiveram acesso à algum tipo de educação formal, foram à escola, mas não compreendem o que elas leem.

Ter acesso à educação é muito importante para ampliar a educação no país. Como já disse Monteiro Lobato: “ um país se faz com homens e livros”. E “lutar pela educação, esta sim, é a verdadeira revolução e o maior legado que podemos deixar para as futuras gerações”, finaliza Eduardo.