A crescente procura masculina por tratamentos estéticos, principalmente os relacionados à aparência da pele, tem feito a medicina e sua especialidade relacionada, a dermatologia, a buscar novos métodos, tanto cirúrgicos como não invasivos, para melhorar o aspecto geral da pele com a máxima rapidez, praticidade e ausência de dor.

Embora as mulheres liderem com folga o ranking pela procura em serviços médicos e cirúrgicos em estética, os homens vêm marcando presença nas clínicas e consultórios. Muitos fatores pesam para o crescente aumento na demanda masculina, entre eles a exigência por uma boa aparência não apenas como fator de realização pessoal, mas também profissional. É consenso entre profissionais de recursos humanos que candidatos que zelam pelo bom aspecto têm mais chances de conseguir e se manter no emprego.

É verdade que a pele do homem é mais densa que a da mulher?

Dermatologia masculina

A dermatologia já comprovou amplamente que a pele masculina difere da feminina em diversos aspectos, entre os quais:

  • Têm Ph mais ácido, o dobro da pele da mulher
  • Após os 30 anos, perde gradativamente ¼ de sua tonicidade
  • Apresenta 25% mais produção de suor e sua circulação sanguínea é 50% maior

A dermatologista Kaliandra Cainelli, da Vivace, clínica de urologia no Rio de Janeiro, salienta “por todos esses dados a respeito da pele masculina, não é difícil concluir que de fato a pele do homem carece de cuidados tanto quanto a das mulheres. Felizmente, numa cultura que privilegia o homem que cuida da sua saúde, tanto na parte física quanto na estética, os homens se sentem mais à vontade para ir ao médico dermatologista e se submeter aos diversos tratamentos disponíveis. É o que verificamos na nossa clínica”.

Entre as causas mais comuns que fazem com que os homens procurem por tratamentos dermatológicos, o excesso de oleosidade é certamente uma das principais. Isso porque o hormônio masculino, a testosterona, faz com que as glândulas sebáceas, responsáveis pela secreção de suor trabalhem mais. Assim, há condições que favorecem o desenvolvimento de doenças como a dermatite seborreica.

Além da estética, os homens devem ficar atentos à proteção da pele, assim como as mulheres. O câncer de pele é um dos mais comuns, e atinge principalmente homens que se expõem ao Sol sem proteção, e maiores de 40 anos. Fique atento e consulte sempre seu dermatologista.