1
Em novembro de 2014, o site Jornalismo Colaborativo publicou uma reportagem denunciando o uso indevido de áreas públicas em São José dos Campos. A matéria mostra o descontentamento de moradores da zona norte da cidade. Eles reclamam do abandono de um terreno vazio da Vila Rossi (na Rua Miguel Eras), considerando que o espaço é de propriedade da Prefeitura. A área, que tem uma extensão de aproximadamente 500m2, era cotada para se tornar um Centro Poliesportivo. Mas denúncias recentes de moradores da região afirmam que a área se transformou num estacionamento para veículos. Em frente ao local, pode-se encontrar ainda o 1º Batalhão da Polícia Militar.

5Segundo dados da planta do terreno, em 1989 a Prefeitura de São José permitiu que o local fosse aproveitado pela Liga de Futebol da cidade. O projeto, porém, não evoluiu. De acordo com a Lei Federal nº 12.424, áreas que não possuam projetos por mais de cinco anos tornam-se públicas e devem fornecer estrutura e serviços para a população, como é feito com as 12 academias ao ar livre, 8 UBS e 4 creches construídas na região Norte.

O representante da Associação do Bairro foi procurado pela equipe da reportagem, mas preferiu não se pronunciar.

 

Assista o video com este furo de reportagem produzido por estudantes de jornalismo:

A mesma Equipe de reportagem passou recentemente pelo local e descobriu outro problema que aborrece a vizinhança. Esgoto, lixo e entulho são engolidos pela mata que cresce no local, como mostra fotos mais recentes:

 

mm
O Vale Jornal é um observatório e filtro de notícias com apoio editorial da rede JornalismoColaborativo.com, indicado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação / Prêmio Expocom 2016.