Professores do ensino fundamental e médio, bem como universitários a partir do segundo ano de graduação em ciências exatas, podem participar do XIX Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), que acontece de 3 a 7 de julho.
O curso é dirigido a professores de ciências, especialmente das disciplinas de física, química, matemática e geografia, além de profissionais das áreas de educação e divulgação científica.
Iniciativa da Divisão de Astrofísica do INPE, o curso é realizado todos os anos para capacitar educadores a levar às salas de aulas os principais conceitos da Astronomia, mostrando aos jovens e crianças como a ciência está presente no cotidiano.
O curso contribui com a desmistificação da ciência e do cientista, em especial da Astronomia, expondo suas finalidades e discutindo os métodos utilizados na pesquisa, além de apresentar a importância da ciência básica como principal geradora de novas ideias e tecnologias.
Astronomia no dia-a-dia, astrofísica observacional, sistema solar, estrelas, galáxias e cosmologia são alguns dos tópicos do curso, que terá oficinas e proporcionará a observação do céu com telescópio. Estão programadas 28h30 de aulas temáticas e cinco horas de atividades extras, totalizando 33h30 de curso.
Detalhes Sobre o Curso
As aulas e atividades serão realizadas na unidade do INPE de São José dos Campos (SP).
HORÁRIO – Aulas, oficinas e apresentações: das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h30.
Professores:
– Certificado de escolaridade
– Carta da Universidade/Escola justificando a participação no Curso
Estudantes de Graduação:
– Histórico escolar
Outros:
– Certificado de escolaridade
– Carta da instituição de vínculo justificando a participação no Curso
INSCRIÇÕES
Preencha o formulário deste link e envie para o email: curso.astrofisica@inpe.br. Lembre-se de anexar os documentos obrigatórios.
Jardim da Granja – São José dos Campos – SP – 12227-010
Tel.: (12) 3208-7200 ou (12) 3208-6811
E-mail: curso.astrofisica@inpe.br
Fonte: INPE