campanhaagasalhoDesde 1964 não havia sido registrado um frio tão intenso como esses que antecedem o início da estação mais gelada do ano. O vento gelado e a sensação térmica ainda menor do que a temperatura registrada nos termômetros, tem afetado principalmente as pessoas mais carentes.

Diante disso, algumas escolas e entidades de São José dos Campos já deram início em campanhas assistenciais com a mobilização para doações às pessoas que não tem condições de comprar uma blusa ou mesmo um par de meias.

Este ano, a tradicional Campanha do Agasalho que o Instituto Cultural Brasil Estados Unidos promoveu em toda a sua rede ICBEU de idiomas, arrecadou 5 mil peças de roupas e ajudou mais de 12 instituições carentes da cidade.

As ações do Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de São José dos Campos também foram muito importantes. Até agora, mas de 350 famílias já foram beneficiadas com as arrecadações recebidas da Campanha do Agasalho 2016 que vai até o dia 30 de agosto.

A distribuição para as famílias acontece às terças-feiras, das 13h às 16h, no Galpão da Solidariedade, na avenida Olivo Gomes, 100 – Santana, próximo à sede da FCCR, no Parque da Cidade. Para ser atendido, é necessário apresentação do cartão do SIAS ou Bolsa Família. Também são realizadas ações itinerantes nos bairros com a Loja da Solidariedade. Neste sábado (28), o projeto estará no Jardim São José 2.

Além das doações tradicionais (agasalhos, cobertores e sapatos), estão sendo aceitas meias, em qualquer estado de conservação, preferencialmente limpas. O montante arrecadado será enviado para a Campanha Meias do Bem da Puket, que faz a reciclagem das meias, transformando-as em cobertores. Em 2015, a parceria possibilitou a distribuição de 300 cobertores às entidades Casa de Assis e Pastoral da Criança do Jardim São José 2.

A campanha deste ano “Seja um verdadeiro vencedor, doe” tem como madrinha a ex-nadadora e medalhista olímpica Fabíola Molina e a novidade é que também serão aceitos livros nos postos de campanha espalhados pela cidade.

A expectativa da organização é chegar a mais de 300 postos de arrecadação. Por isso, quem quiser montar um posto de arrecadação em seu condomínio, trabalho ou estabelecimento pode entrar em contato com o Fundo Social pelos telefones 3911-8060 e 3924-7369.

Todos os donativos devem estar limpos, em condições de uso e bom estado de conservação. As doações serão repassadas para as entidades assistenciais cadastradas no Fundo Social de Solidariedade, na Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e para a população necessitada do município.

O Fundo Social de Solidariedade também realiza ininterruptamente a arrecadação de roupas e sapatos. Além dos agasalhos, a organização pede a doação de roupas, sapatos, itens de cama, mesa e banho, cobertores, principalmente para crianças, além de brinquedos e móveis. Para contribuir com doações, você pode ir até o Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos no Parque da Cidade “Roberto Burle Marx” ou ligar para 3911-8060/ 3924-7369.

Fonte: Temporada de Inverno e Prefeitura de São José dos Campos

mm
O Vale Jornal é um observatório e filtro de notícias com apoio editorial da rede JornalismoColaborativo.com, indicado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação / Prêmio Expocom 2016.