Realizada no Brasil de forma sistemática desde 2014, a campanha Novembro Azul vem ganhando espaço e visibilidade na sociedade brasileira graças a uma série de eventos e ações promocionais. Palestras com médicos e profissionais de saúde, dias inteiros em unidades hospitalares e ambulatórios dedicados à realização de exames ou corridas alusivas à campanha são algumas das iniciativas voltadas a chamar a atenção, principalmente de homens com mais de 45 anos.
Ou seja, trata-se de estimular nos homens enquadrados em grupos de risco postura menos reativa e mais proativa em relação aos exames que visam diagnosticar de forma precoce alterações na próstata. A ação educativa justifica-se, já que pesquisa realizada em São Paulo constatou que metade dos homens brasileiros jamais foi ao urologista. Se na maior cidade do Brasil a falta de informação atinge uma parcela tão expressiva da população masculina, não é difícil imaginar o panorama em outras regiões do país.
Quem deve ter mais atenção ao câncer de próstata?
Homens com mais de 45 anos devem ter especial atenção para a realização de exames visando a detecção antecipada de alterações prostáticas. Inicialmente, são feitos o exame de toque e o de PSA, que mede a quantidade do antígeno prostático específico na corrente sanguínea, um dos indicadores da presença de neoplasias na próstata.
No entanto, antes de indicar qualquer tipo de tratamento, o médico urologista deverá se pautar em outros exames, visando a correta prescrição de medicação. Cirurgias invasivas são sempre um último recurso e devem ser evitadas a todo custo, principalmente para pacientes idosos, cuja capacidade de recuperação normalmente é mais lenta, se comparados a homens com menos de 40 anos de idade.
Homens com menos de 45 anos não precisam fazer exame de toque?
O urologista Paulo Salustiano, da Vivace, clínica de urologia no Rio de Janeiro, alerta: “Independentemente da idade, todos os homens precisam fazer o exame de toque, já que em indivíduos jovens o câncer de próstata geralmente é mais agressivo. Em todo caso, o tratamento será prescrito sempre com base em informações detalhadas e definido individualmente”.
As mulheres também podem e devem aderir à campanha. Também na capital paulista, pesquisa aferiu que 30% dos homens que comparecem ao urologista vão influenciados pelas companheiras. Portanto, fica claro que a campanha Novembro Azul não visa apenas promover a saúde do homem, mas o bem-estar de todos num sentido amplo e irrestrito.