Você já pensou alguma vez em como a tecnologia pode estar afetando sua saúde? Ela pode ser a causa de diversos problemas, incluindo a má postura e até menor densidade mineral nos ossos. Este último foi comprovado em um estudo realizado pela Academia Americana de Pediatria, que monitorou o tempo que um grupo de adolescentes permanecia na frente de uma tela de computador ou celular. O resultado do estudo demonstrou que no colo do fêmur das mulheres, especialmente, havia um nível mais baixo de minerais. Já nos homens, isso acontecia em todas as partes do corpo.

Uma possível explicação para esse fenômeno é a diferença na distribuição de gordura e de hormônios entre os homens e as mulheres. Mas o que está confirmado é que existe sim uma ligação entre o sedentarismo e a densidade óssea. Isso cria uma alerta para os médicos de como informar a sociedade não só sobre as consequências de ficar muitas horas na frente do computador, mas também sobre a maneira adequada de usar essas tecnologias sem afetar nossa saúde.

Como prevenir?

Desde cedo, as crianças ficam expostas constantemente a diversas tecnologias como tablets e smartphones. É importante que a prevenção comece nesta etapa para que os problemas não se desenvolvam com mais seriedade no futuro. O Dr. Renato Bastos, médico da Orto Center, clínica ortopédica em Jacarepaguá, indica alguns pontos importantes que devemos pôr em prática ao utilizar esses equipamentos.

Preste atenção à postura

Normalmente, quando estamos de pé olhando para a tela do celular, o pescoço fica em uma posição que após um tempo fica desconfortável. Mas não é só isso, ficar assim também pode afetar a coluna e causar problemas mais adiante. O ideal é manter uma postura ereta e evitar encurvar o pescoço.

Evite o sedentarismo

“A importância de praticar atividades físicas regularmente é indiscutível”, diz o Dr. Renato. Praticar algum exercício como natação ou até pilates ajuda a prevenir diversos problemas ósseos como a osteoporose, que embora se desenvolva principalmente nas mulheres com idade avançada, também pode afetar crianças e adolescentes.

Embora as novas tecnologias sejam muito úteis e facilitem nossa vida em diversos aspectos, também é importante aprender a usá-las de uma maneira saudável. Cuide do seu corpo e mantenha-se ativo!