A contratação de um funcionário não é tarefa das mais fáceis. Afinal, normalmente, tudo o que se conhece do novo contratado é com base nos processos seletivos, papéis e documentos.

Como fazer para escolher o funcionário ideal para sua empresa? Uma forma comum e muito usada pelos gerentes de RH é a indicação de colaboradores, por pessoas conhecidas ou mesmo funcionários da própria empresa. Entretanto, há outros caminhos para se chegar ao melhor candidato.

Para nos mostrar aqui na Vale Jornal, como escolher adequadamente o melhor profissional para sua empresa, convidamos Donato Mingarelli, da empresa de software de gestão de recursos humanos, Cezanne. Ele diz que o processo, que vai do recrutamento até a contratação do candidato, requer bastante tempo e dedicação.

Para Donato, o mais importante de tudo é você saber exatamente o tipo de profissional que a empresa está precisando, e a partir desse ponto, buscar a melhor forma de contratação, que pode ser feita pela própria corporação ou através de uma empresa de gestão de recursos humanos especializada.

Processo de recrutamento e seleção de candidatos

O recrutamento é a busca pelo candidato. Já a seleção, é a escolha entre os candidatos mais preparados e, principalmente, adequados às necessidades existentes na empresa. Quanto melhor forem os recrutados, melhores serão os candidatos a se apresentarem para o processo de seleção.

O processo de recrutamento

O processo de recrutamento se realiza por meio de um conjunto de técnicas e procedimentos para atraírem os candidatos que têm potencial, dentro das qualificações exigidas para o cargo.

Para que a empresa consiga chegar aos mais preparados candidatos, no recrutamento, é preciso oferecer ao mercado de trabalho as posições que ela pretende preencher. Essa busca pode ser interna ou externa e cada um vai depender do que a empresa quer, bem como do seu tamanho e o cargo a ser preencher.

O processo de seleção para a escolha do melhor candidato

O processo de seleção de pessoal é uma espécie de sistema de comparação de escolha entre os candidatos que se apresentam à corporação para a disputa da vaga.

A empresa deve informar, previamente, todas as informações e critérios necessários para que o candidato concorra ao cargo, para assim, evitar que pessoas fora do perfil candidatem-se à vaga.

As pessoas mais preparadas resultam para a empresa menor treinamento, adaptajm-se mais rápido a função, e têm maior produtividade e eficiência.