O ácaro é um animal microscópico que não pode ser percebido a olho nu e que gosta de morar em locais urbanos, especialmente na sua casa, dentro de colchões, sofás, travesseiros, cobertores e outros móveis. Ele é uma das principais causas do surgimento de alergias respiratórias por causa das fezes e obtém seu alimento das escamas da pele humana que são liberadas naturalmente. Por ser tão pequeno, é fácil esquecer que ele está presente em nosso lar e em maior quantidade ainda quando não temos os cuidados necessários para eliminá-lo.

O que fazer

Muitas das soluções existentes hoje em dia para acabar definitivamente com os ácaros incluem receitas caseiras ou mudança de hábitos, mas os recursos mais eficientes são os produtos com tecnologia antiácaros que hoje encontramos em colchões e capas, tanto para travesseiro como para cama. O material do qual estão feitos permitem que você se sinta mais protegido contra esses pequenos animais que causam tanto dano.

A Gerente de Marketing da Euro Colchões, Vivian Cardoso, loja com colchões especialmente idealizados para combater os ácaros, explica o nascimento de tecnologias avançadas no combate a esse companheiro indesejado. “Hoje, já existem tecnologias avançadas como o Actipro, considerado internacionalmente como o melhor neutralizador de ácaros do mundo. Ele incorpora ao tecido probióticos, assim como os que conhecemos do iogurte, que se reproduzem bem mais rápido que os ácaros, além de se alimentarem dos mesmos nutrientes (líquidos do suor e escamas de pele principalmente). Assim, não há espaço nem alimento para os ácaros se multiplicarem. Escolhemos essa tecnologia, pois, além de ser um processo 100% natural, ela não acaba com o tempo, estando presente por todo o tempo de duração do colchão. É a tecnologia a favor da higiene do quarto e saúde das pessoas.”

Mesmo diminuindo o número de ácaros dentro dos seus móveis, esse tipo de colchão precisa de cuidados especiais que aumentam ainda mais o nível de proteção e até conseguem prolongar a durabilidade. Algumas das precauções que você pode tomar diariamente para acabar definitivamente com os ácaros são:

  • aspirar: fazer isso semanalmente retira uma quantidade significativa do pó acumulado no colchão com o passar do tempo;
  • colocar no sol: serve para matar os ácaros, porém não os elimina por completo;
  • deixar arejar: é importante que o espaço onde se encontra o colchão não tenha muita humidade para não contribuir à proliferação dos ácaros;
  • higienizar o espaço dos animais: pessoas com bichos de estimação, como cachorros e gatos, também devem ter um cuidado extra, já que podem levar para dentro de casa bactérias e poeira adquiridos fora na hora do passeio;
  • receita caseira: existem várias misturas que podem ser feitas com facilidade em casa e que têm o poder de acabar os ácaros, e uma das mais conhecidas é vinagre com vinho branco e água.

O segredo de manter uma casa livre de ácaros é a mudança de alguns hábitos e o seguimento das dicas mencionadas, as quais contribuem para ter uma melhor qualidade de vida.