ingles

A necessidade de se adquirir fluência no idioma é gritante, particularmente para aqueles em idade escolar. Exige-se conhecimento no idioma para o Enem, para o vestibular, para o concurso, para o mestrado, etc… Mas a rede pública de ensino – na grande maioria das vezes – fica naquele repetitivo verbo To Be desde o quinto ano do ensino fundamental até o final do Ensino Médio. Apostilas defasadas e professores mal preparados deixam o ensino tão enfadonho e entediante que não dão aquela “emoção”, aquela “fome” de aprender… Já nas escolas particulares de ensino regular (as melhores), o ensino é um pouco melhor, mas mesmo assim deixam a desejar. Não adianta ter bons professores e um bom material se o aluno não se empenhar. E é aqui que está o grande segredo.

O aluno dita as regras. Algumas horas semanais em sala de aula não vão resolver a questão se o aluno não se empenhar. Abrir o livro somente na escola e esquecer-se do idioma nos dias seguintes não vai surtir efeito algum… O GRANDE LANCE É MANTER O CONTATO COM O IDIOMA. Esqueça a “Sessão da Tarde”! Filmes e séries dublados não vão ajudar em nada na sua conquista. Alguns alunos dizem: “Mas professor… Se eu prestar atenção nas legendas, não consigo ver o filme!” É só uma questão de hábito. Veja tudo legendado. Mesmo que você não esteja entendendo patavinas do que está sendo falado, a princípio, seu cérebro está sendo condicionado, está se habituando às novas palavras, aos novos fonemas, às novas expressões idiomáticas… Se você não tem o hábito de assistir filmes legendados, faço o desafio dos SETE DIAS: durante uma semana, assista filmes ou episódios de suas séries favoritas com o áudio original em inglês e as legendas em Português. Além de curtir a verdadeira voz dos atores, você estará aprendendo mesmo que inconscientemente.

Outra ferramenta fantástica é a música. Escolha seu cantor ou banda favorito(a) e ouça tudo! Baixe da internet as letras das músicas e acompanhe junto com o cantor. CANTE! Mesmo se for desafinado, de qualquer jeito… Cante junto! Decore as letras e você vai ver, em pouco tempo, como esse vocabulário vai te ajudar a formar frases, expressar ideias.

Sim, qualquer um pode aprender inglês, mas escolher uma escola de excelência com professores realmente preparados também é de fundamental importância. No Brasil, o Instituto Cultural Brasi Estados Unidos – ICBEU é referência, desde 1979. A escola de idiomas tem ajudado milhares de alunos a perder o medo e soltar a língua, além de oferecer certificações e especializações reconhecidas pela Embaixada Americana. Mais informações, acesse o site icbeusjc.com.br.

Fonte: Jornalismo Colaborativo

mm
O Vale Jornal é um observatório e filtro de notícias com apoio editorial da rede JornalismoColaborativo.com, indicado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação / Prêmio Expocom 2016.