O cochilo ao redor mundoEstá cientificamente comprovado que tirar alguns minutos do dia para cochilar, de manhã ou à tarde depois do almoço, melhora muito a produtividade que você vai ter no resto do dia. Esse tempo em que você descansa serve para renovar as energias, por isso muitas vezes é chamado de “sono rejuvenescedor”. Infelizmente, a cada dia que passa nossas vidas estão se tornando mais e mais aceleradas e não achamos necessário tirar um pequeno tempo do dia destinado ao cochilo, especialmente nos países do continente americano.
Nas culturas orientais e europeias, é uma prática comum separar alguns minutos para a soneca, já que para eles é um dos momentos mais importantes no dia. O ideal é que tenha uma duração de 20 a 40 minutos, já que menos do que isso não é suficiente para repousar e mais tempo pode prejudicar à noite, quando precisamos dormir por um período prolongado. Um bom cochilo durante o dia pode beneficiar também sua memória porque gravamos as informações que recebemos ao dormir. Ao redor do mundo, cada país tem seus hábitos de sono, vamos mencionar alguns a seguir.

Japão

Na cultura japonesa, tirar um cochilo durante o dia é visto como uma prática comum. Leva o nome de inemuri, o que significa “estar dormindo, mas presente”. As pessoas que fazem isso são respeitadas na sociedade, já que para eles quem pratica o inemuri é muito trabalhador e dedicado.

Taiwan

Em muitas empresas, após a hora do almoço, o ambiente é preparado para ficar em ótimas condições para cochilo: o trabalho para, as luzes são desligadas e cada funcionário dorme na própria cadeira, isso por pelo menos meia hora.

China

Neste país oriental, a sesta é um direito do trabalhador por lei. É normal ver as pessoas dormindo em lugares incomuns, já que para os chineses o descanso é essencial.

Espanha

Cochilar à tarde é uma tradição já antiga neste país. Se você andar pela rua e não achar nenhuma loja aberta, não se assuste, é provável que os comerciantes estejam dormindo. É rotina fazer isso após o almoço.

Brasil

No Brasil, cochilar depois de almoçar ou durante a jornada de trabalho pode até ser um motivo para demissão. Ou seja, é visto de uma forma bem diferente que em muitos países. Vivian Cardoso, gerente de marketing de Euro Colchões, loja especializada em cama box, confirma a importância da soneca. ”É um tempo que nosso corpo utiliza para recuperar energias, porém, não devemos deixar de lado a relevância de uma boa noite de sono também”.

PRÓXIMA PUBLICAÇÃO

O que é escoliose?