A cirurgia de enxerto ósseo é ligada aos implantes dentários. Na prática é uma técnica de regeneração da estrutura do osso, e é realizada quando, em casos de implantes dentários, o osso que seria usado para fixação do implante não possui estrutura óssea suficiente para suportar uma inserção.

O implante dentário deve ser fixo em ossos sadios e quando o paciente não possui osso suficiente, usam-se algumas técnicas para sua recuperação e uma dessas técnicas é o enxerto.

Esse tipo de tratamento é individual e é realizado com base na condição local da área que será reabilitada, dentro das condições sistêmicas do paciente. É feita uma análise individualizada do caso por um profissional de odontologia preparado.

Existem vários tipos de enxertos, mas eles podem ser divididos em cinco grupos. Basicamente, são:

  • Autógenos – quando retirado do próprio organismo
  • Aloplásticos – tem origem sintética
  • Alógeno – quando vem de uma doação de espécie semelhante
  • Xenógeno – quando doado de espécie diferente, como a bovina
  • Engenharia genética – com estímulo à formação óssea

Os implantes dentários são realizados por meio de fixação de pinos metálicos no interior do osso remanescente, para restaurar a área sem dentes. Quando o processo de perda dentária torna-se insuficiente para receber implante, é que se indica o enxerto.

O diagnóstico e o tratamento do enxerto

Enxerto ósseo

Segundo o Dr. Eduardo Gutierrez, da Axiste, empresa de material cirúrgico no Rio de Janeiro, o melhor diagnóstico, além de exames clínicos, radiografias e tomografias, é um contínuo plano de tratamento.

Algumas pesquisas já realizadas mostram que os melhores resultados se alcançam quando se usa o método com o osso autógeno, embora seja um procedimento cirúrgico um pouco mais extenso.

Há casos, quando se precisa de grandes volumes ósseos, que é necessário remover osso de áreas distantes da cavidade oral. Nesses casos é necessária internação hospitalar e anestesia geral, além de uma equipe médica multidisciplinar, envolvendo especialistas em ortopedia e neurocirurgia.

Novas tecnologias no processo de enxerto

O avanço tecnológico tem sido muito grande nessa área, pois a tecnologia da engenharia genética tem permitido o uso de substâncias com capacidade de formação óssea sem ser preciso retirar de áreas doadoras.

Durante anos, a recuperação de dentes perdidos era um problema de difícil solução. Usar próteses, ou mesmo aparelhos removíveis, trazia desconforto e aborrecia aos usuários. Mas os materiais para cirurgia têm avançado muito a cada ano, o que tem sido fundamental para aliviar pacientes com problemas ósseos e odontológicos.