A campanha Novembro Azul começou na Austrália, em 2003, e foi uma iniciativa da fundação Movember. A ideia da entidade era aproveitar o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro, para promover eventos de conscientização e prevenção ao câncer de próstata e outras doenças masculinas.
O movimento conquistou outros países: Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Espanha, Grécia, Espanha e, claro, o Brasil, onde podemos dizer que aderiu à campanha em 2014 com maior alcance.

Dados sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é o sexto tipo de câncer mais comum no Brasil e o segundo mais frequente nos homens, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Só em 2014, o Instituto registrou mais de 60 mil novos casos da doença.
Também de acordo com o INCA, a maioria dos casos acometem homens com 60 anos ou mais e, por isso, o câncer de próstata é considerado uma doença da terceira idade. Isso se deve pela demora da manifestação dos sintomas, o que torna os exames preventivos a única forma de identificar a doença em seu estágio inicial, e que aumenta as chances de cura.
O câncer de próstata é resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Segundo o Dr. Paulo Salustiano, urologista em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro, os sintomas já são um mal sinal. “Em 95% dos casos, os sintomas aparecem quando o câncer já está em estágio avançado. Por isso, é importantíssimo fazer o exame preventivo, ano a ano, a partir dos 40 anos de idade”, explica.

Faça os exames preventivos regularmente

Iniciativas como o Novembro Azul são importantes para a conscientização do homem. O famoso “exame de toque” é motivo até mesmo de brincadeiras por parte da sociedade, pois enfrenta a questão sexual de cada indivíduo, o que não deveria acontecer.
O exame é feito por um médico urologista seguindo regras de procedimento, como qualquer outro exame.
Por isso, fica o alerta! Se você tem 40 anos ou mais, procure um médico e faça exames preventivos. Não deixe que uma brincadeira ponha em risco a sua vida!