Tecnologias em saúde incluem “medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de informação e de suporte e os programas e protocolos assistenciais, por meio dos quais a atenção e os cuidados com a saúde são prestados à população” (BRASIL, 2006b).

O Grupo para Assessoramento na definição de prioridades e interlocução com a Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos, “definiu três critérios básicos para eleição de tecnologias a serem avaliadas, com base no potencial de incorporação que apresentavam: àquelas em desenvolvimento ou em fase de pré-registro na ANVISA; as incorporadas no sistema de saúde, mas com necessidade de avaliação econômica ou de efetividade em novas indicações; e as já registradas, mas ainda não incorporadas” (Albuquerque & Serruya, 2009).

Os critérios de preferência para a realização de estudos de avaliação estabelecidos foram:
1. Gravidade e prevalência da condição de saúde.
2. Custo social da condição de saúde.
3. Potencial dos resultados do estudo para:
3.1 melhorar o resultado/benefício para a saúde.
3.2 mudar os custos para o sistema de saúde.
3.3 a melhoria da qualidade da assistência.
3.4 em reduzir os riscos para a saúde.
4. Custo unitário ou agregado da tecnologia frente à demanda de utilização.
5. Suficiente disponibilidade de evidência científica.
6. Controvérsia ou grande interesse entre os profissionais da saúde.
7. Exigência de ações do Estado.

Exemplos de tecnologias em saúde já avaliadas:
1. Ultra-sonografia de rotina versus seletiva na avaliação do feto no início da gravidez de baixo risco.
2. Avaliação das próteses endoluminais (“stents”) convencionais e farmacológicas no tratamento da doença arterial coronariana.
Câncer de colo de útero: a vacina para prevenção do HPV e o desafio para a melhoria da qualidade do rastreamento no Brasil.

por Veriana Mosil

Somos mulheres que tratam da vida, do gostar e do acreditar que a vida é tecida ponto a ponto todos os dias. Na tessitura os fios são admirados e dão sentido para a existência humana. É tecida pelos fios do amor, solidariedade, aceitação, e pelos fios da tragédia composta por sucessões, alternâncias e alteridades. É preciso paciência, entregas e renúncias, partidas e recomeços, altos e baixos. Dialogue conosco e se comprometa a tecer uma vida com sentido. Teçam VITAM conosco!

PUBLICAÇÃO ANTERIOR

Ah… a liberdade!