O que é um Agente Literário?
Dos vários milhares de autores que todos os anos tentam ser publicados pelas editoras chamadas convencionais, apenas alguns poucos conseguem alcançar seus objetivos. E quando se trata de autores estreantes, são menos ainda.
Independentemente de ser um autor estreante ou não, uma vez sozinho, ele tem de investir tempo e dinheiro na busca de editoras, em registrar sua obra, enviar cópias para editores e aguardar respostas que, na imensa maioria das vezes é uma negativa e que, indefectivelmente demoram meses e meses a chegar.
A função do Agente Editorial é ser o elo de ligação entre o autor e a editora, concentrando todos os esforços para a publicação da obra numa única pessoa e, assim, evitando perda de tempo e dinheiro para o autor.
O Agente Editorial é o primeiro a avaliar a obra e é o profissional que deverá levá-la para a editora que melhor se enquadre no perfil do trabalho apresentado.
Além disso, também é função do Agente Literário cuidar do contrato que o autor celebrará com a editora e de todos os processos burocráticos compreendidos por essa negociação.
Também é função do Agente Literário fiscalizar a divulgação, a distribuição e a comercialização da obra pela editora e, até mesmo em pontos de vendas, no sentido de possibilitar ao autor as informações sobre esses processos.
No que diz respeito ao relacionamento do autor com a mídia, é da responsabilidade do Agente Literário orientá-lo nas entrevistas e nos eventos em que a presença do autor for solicitada.
A remuneração do Agente Literário é feita através de um acordo com o autor e pode ser de várias maneiras, desde a cobrança de uma taxa mensal por um determinado período de assessoria, a um percentual sobre os ganhos em direitos autorais, percentual este que pode variar de 10 a 20% sobre o montante de ganhos do autor.
O que faz um Agente Literário?
O agente literário tem como funções principais:
Avaliar a obra oferecida para agenciamento.
Buscar a(s) editora(s) em cujo catálogo a obra em referência tenha possibilidade de ser colocada. Em outras palavras, localizar a editora que tenha uma linha editorial na qual a obra em questão possa se perfilar.
Produzir uma apresentação adequada do original de maneira que possa ser apresentado à editora pelo menos com possibilidade de sucesso. Isso significa:
Fazer uma leitura crítica da obra
Discutir o resultado dessa leitura crítica com o autor
Fazer as revisões ortográfica, gramatical e estilística da obra
Fazer copy-desk, quando necessário
Fazer a preparação final do texto
Apresentar o produto final para a(s) editora(s) adequada(s) ao perfil da obra e do próprio autor
Monitorar o percurso do original entregue
Orientar o autor quando da assinatura do contrato com a editora que eventualmente se interessar na publicação
É de extrema importância lembrar que agenciamento literário não significa obrigatoriedade de aceitação de uma obra por parte de quaisquer editoras, pois isso depende única e exclusivamente da política editorial dessas empresas e da vontade do próprio editor. Ao agente literário não é possível “obrigar” nenhum editor a aceitar uma obra.
Avaliação Literária e Proposta de Agenciamento
Esta avaliação, que é feita através da leitura da obra, visa detectar:
O gênero da obra (se é prosa, poesia, contos, ensaio, romance, qual tipo de romance, se policial, de aventura, de amor, etc.)
Se a obra possui qualidade técnica e literária que a habilitem a ser apresentada para editoras convencionais
Se a idéia da obra é boa, independentemente da qualidade literária da mesma (pois esta pode ser arrumada)
Se há possibilidade de comercialização da obra (o que quer dizer, se a obra tem potencial para despertar o interesse de algum editor)
A proposta de agenciamento do Vale Publicar é direcionada com base na mídia digital como principal canal e ferramenta de ação de marketing.
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