Abacaxi, (1) é uma deliciosa fruta tropical também conhecido com outros nomes como ananas em alguns lugares. Embora o abacaxi (2) é originária do Brasil e do Paraguai, hoje em dia o seu consumo é muito comum por todo o mundo graças ao seu delicioso sabor e as propriedades nutricionais do abacaxi.

Benefícios do abacaxi para saúde
1 – Propriedades antioxidantes
Esta fruta é rica em vitamina C e outros minerais como cálcio e fósforo,acredita-se que essa fruta contem mais vitamina c do que a laranja que proporciona ao corpo uma excelente proteção contra os radicais livres, substâncias que atacam as células saudáveis. De acordo com os Guias Alimentares para os norte-Americanos produzidos pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, 1/2 xícara de abacaxi crua contém 28 mg de vitamina C e apenas 37 calorias.

2 – Bom para constipação
Pelo seu alto conteúdo em fibras, o abacaxi (3) sacia a fome, previne a prisão de ventre, normaliza a flora intestinal e evita a obesidade, assim, assegura um estudo do professor da Universidade Autônoma de Barcelona, August Corominas e a nutricionista Pilar Riobó. A Organização Mundial da Saúde (OMS), considera-se que um regime alimentar saudável deve incluir um mínimo de 25 a 30 gramas de fibras por dia.

3 – Excelente diurético
Uma pesquisa da Universidade de San Carlos de Guatemala comprovou as propriedades diuréticas do abacaxi e a considerada ideal para eliminar líquidos retidos no organismo e alcançar uma barriga mais plana. Além disso, o abacaxi contém substâncias químicas que estimulam os rins e ajudam a eliminar os elementos tóxicos do organismo.

4 – Combater a pressão alta
O Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue (NHLBI, por suas siglas em inglês) aponta que uma forma de combater a hipertensão arterial é consumir uma grande quantidade de potássio e uma pequena quantidade de sódio na dieta. Uma xícara de abacaxi contém cerca de 1 mg de sódio e 195 mg de potássio, o que ajuda a estabilizar a pressão arterial naturalmente.

5 – Propriedades coagulantes
Por seu conteúdo de enzima chamada bromelaína, o abacaxi é muito adequada para a circulação. Uma investigação realizada pelo Dr. Ralph Heinicke, bioquímico da Universidade de Minnesota, e um estudioso da bromelaína, sugere que a enzima promove seletivamente a degradação natural de coágulos de sangue, sem causar sangramento, em sujeitos que apresentam bloqueios nos vasos sanguíneos.

6 – Reduz o colesterol
A American Câncer Society associada a diminuição de colesterol no sangue, que por sua vez reduz o risco de doenças do coração, com o aumento no consumo de fibra dietética. Abacaxi (4) é um alimento rico em fibras, o que ajuda a eliminação de resíduos e toxinas do organismo, além disso, permite captar e remover o excesso de colesterol LDL ou mau do corpo.

6 – Ajuda perder peso
A teoria da Negative Food Calorie (calorias negativas) do médico Neal D. Barnard, garante que alguns alimentos contêm menos calorias do que as que eles mesmos precisam para serem digeridos. Abacaxi está dentro da lista dos alimentos de calorias negativas, exerce um efeito saciante e ajuda na perda de peso