Ter um software de gestão em sua empresa atualmente é algo fundamental para a melhora na qualidade dos serviços prestados. E há disponível no mercado software para praticamente todos os segmentos e tamanhos de empresas.
Os profissionais de informática e de desenvolvimento de programas podem comemorar, já que uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), no final de 2013, apontou que o mercado de software brasileiro foi responsável por injetar 6,3 bilhões de dólares na economia. Isso representa um crescimento de quase 15% na comparação anual, o que coloca o Brasil com 1,1% de participação no comercio mundial de softwares.
Com o mercado cada vez mais forte, o que vem se destacando são as empresas de softwares personalizados ou segmentados para determinados nichos de mercado, que são criados sob demanda e com especificações determinadas. A empresa que desenvolve esses programas deve entender mais do que apenas desenvolver software, elas precisam entender também de gestão empresarial.

Os desafios de um Software Segmentado
As empresas que optam por desenvolver software de nicho tem um trabalho mais prolongado, pois são responsáveis, além de projetar, desenvolver e, sobretudo, fazer a manutenção e oferecer soluções para todos os seus produtos.
Para desenvolver software a um público específico, a empresa tem um desafio ainda maior. Ela precisa adquirir um profundo conhecimento, tanto do cliente, futuro usuário; quanto do segmento que o software vai atuar, sendo importante o envolvimento de quem vai trabalhar com o produto, para ajudar o desenvolvedor com informações.
Para a empresa NewHosp que desenvolve o software de Gestão Hospitalar NewHosp+ o grande objetivo de se desenvolver um programa voltado para atender um público específico, é suprir demanda do mercado por sistemas de gestão hospitalar. Para a empresa, é preciso ir além de desenvolver o produto, é necessário buscar conhecimento nas necessidades do cliente.
Nesse tipo de serviço, é indispensável o conhecimento do desenvolvedor na área para a qual o software esteja sendo feito. Se possível, a participação do futuro cliente em todas as etapas do desenvolvimento, expondo com clareza suas necessidades, evitando equívocos nos processos de atuação do sistema.