O Rio de Janeiro é uma das cidades do Brasil que mais passam por transformações estruturais. Uma das mais expressivas é em relação ao sistema de transporte. A criação de novas vias expressas, como a Transcarioca, os BRTs e o projeto da linha 4 do metrô são mudanças que buscam melhorar a vida dos moradores da Cidade Maravilhosa.
No entanto, a cidade busca também expansão das ciclovias. O Rio, até o momento, possui 350 km de pistas para ciclistas. Até 2016, ano em que acontecerão os Jogos Olímpicos, espera-se chegar à marca de 450 km.
Mas os projetos para o Rio não são pensados apenas para fazer novas ciclovias, mas também em cuidar das que já existem. A empresa de selante asfáltico Betuseal revitalizou recentemente a ciclovia da praia da Barra da Tijuca. Na ocasião foi aplicado um rejuvenescedor de asfalto.
Alternativa para transporte
Ao contrário do que se pensa, as ciclovias não são apenas para o lazer. Elas são também uma opção para transporte. Além de mais barata do que veículos automotores, as bicicletas representam uma opção mais sustentável de se locomover.
Em Amsterdã, cidade considerada como a capital mundial das bicicletas, o número já supera o de carros. Atualmente as bicicletas somam-se em 880 mil, quantidade quatro vezes superior à de carros.
Mas isso também tem sido motivo de preocupação para autoridades locais. O número de bicicletas é tamanho, que pessoas estão passando por problemas para estacionar.
Fica o recado para o Rio de Janeiro, que mesmo longe de ser uma Amsterdã em termos de ciclovias, pode fazer um planejamento muito eficiente para termos ciclistas satisfeitos.
Texto cedido por Daniel Delfino