Desde a criação do primeiro motor de combustão interna, produzido por Gottlieb Daimler em 1885, todos os engenheiros tentam criar um motor que consiga gastar menos gasolina, ser menos poluente, possuir maior torque e ser mais potente.
Os motores de 3 cilindros vêm para tentar chegar perto do que eles querem. Quando os quesitos avaliados foram economia e desempenho, esses motores tiveram resultados bem positivos. Eles só tiveram problemas com o fato de fazerem os motores tremerem mais.
Para explicar quais os motivos que fazem os motores de três cilindros mais econômicos que os outros, contamos com a ajuda de Danilo Vasconcelos, especialista em automobilismo e sócio fundador da Dinamicar Pneus Rj, loja de pneus no Rio de Janeiro.
Esclarecendo o motor 3 cilindros
Menor atrito
Cerca de 20% da energia gerada por um motor é utilizada para vencer atritos internos. Com a diminuição do número de cilindros, o motor já consegue reduzir 15% essa conta, e assim aproveitar mais toda a potência gerada para movimentar o carro.
Menor Peso
Com a redução de um cilindro, todo o bloco do motor fica menor. Isso em alguns modelos pode resultar em 30 quilos a menos no carro. E assim diminuindo a quantidade necessária de força para o carro andar. O tamanho reduzido também facilita na hora do manuseio durante manutenções.
Maior eficiência
Para uma maior eficiência, o motor deve conseguir queimar todo ou pelo menos a maior parte do combustível dentro da câmara de combustão, o que diminui significativamente a perda. Os motores de 3 cilindros tiveram avanços significativos nessa área. Alterações no desenho das câmaras e dos pistões que foram possíveis nesses motores que causaram esses avanços.
Menor perda de calor
Com um cilindro a menos, a geração de calor é menor. Além disso, o sistema de arrefecimento também mudou, agora são usados canais horizontais de água, que conseguem mais uniformidade na temperatura dos cilindros e uma maior retirada de calor das câmaras.
Todos esses atributos fazem com que o motor de 3 cilindros esteja em alta no mercado, e quanto ao problema de vibração, todo dispositivo mecânico que possui um eixo e trabalha com altas rotações exige uma distribuição homogênea em relação à sua linha central, e é por esse motivo que o de 3 cilindros vibra mais do que o normal.
Mesmo com problema, os novos motores estão sendo muito bem aceitos. Afinal, eles possuem muitas qualidades que fazem esse defeito passar despercebido.