Muitas pessoas pensam no pneu apenas como um elemento que faz você ter mais ou menos aderência na hora de guiar o carro. De fato, essa é uma das mais importantes funções dos pneus, mas não é só isso. Os compostos têm funções diversas nos carros. Até mesmo o consumo de combustível está atrelado ao pneu em uso, bem como às suas condições de desgaste e até mesmo ao tamanho. Esse é, inclusive, um fator que faz muita diferença. A largura do pneu é muito importante para a dirigibilidade do seu carro.

Quanto mais largo, maior é o contato do pneu com o solo, e isso impacta diretamente na forma como o motorista guia. Da mesma maneira que a direção fica um pouco mais pesada, esse motorista terá maior estabilidade para curvas e conduções em velocidade. Muda também o arrasto do carro, afinal, com maior área de contato do pneu com o solo, o motor terá de fazer mais força para desempenhar a mesma velocidade, o que irá gerar maior gasto de combustível. Danilo Vasconcelos, CEO da Dinamicar Pneus, loja de pneus, afirma que os pneus são a parte mais importante do seu carro: “Eles mudam praticamente tudo. Quem altera as medidas de um pneu pode mudar até mesmo a maneira que o velocímetro irá contabilizar a velocidade final. Além disso, as pessoas devem pensar em pneu como um elemento de segurança operacional”, conclui.

Escolha o pneu certo para o seu carro

Se você não estiver diante de um erro de projeto, o seu carro está desenvolvido para receber com segurança os pneus que o equipam de fábrica. Naturalmente, quem deseja ampliar elementos de aderência deve estudar a relação do ônus e do bônus da ação. Afinal, diante do exposto, carros com numerações alteradas tendem a gastar mais combustível. Nunca deixe, portanto, de verificar as condições dos compostos. Boa viagem!