Você sabe o que é sono REM?

O nosso sono é composto por fases, que se repetem de maneira cíclica ao longo da noite, e uma delas é chamada de sono REM, que é a última etapa antes do processo se repetir. Todas elas são muito importantes, e uma complementa a outra. O seu cérebro age de maneiras diferentes em cada uma das fases, em algumas você se movimenta, em outras você permanece imóvel e assim por diante.

Seu organismo precisa passar por todas as fases de forma completa para garantir o equilíbrio físico e mental do dia seguinte. Por isso é extremamente importante não acordar alguém que esteja dormindo. É mais saudável que a prática de despertar seja involuntária. Quando você tem uma rotina de sono, isso se torna muito mais fácil.

Como acordar sem despertador

No começo, tenha o auxílio de um despertador, depois comece a programá-lo para 10 minutos após o seu horário de acordar. Com o passar do tempo, você verá que é possível acordar sozinho ao criar uma rotina de sono (acordar sempre no mesmo horário). Mas lembre-se: para isso acontecer, você precisa dormir, em média, de seis a oito horas por noite.

O sono REM, que é a 5ª fase, é a mais profunda, caracterizada pelo momento em que acontece o movimento rápido dos olhos ou Rapid Eye Movement (em inglês, por isso a sigla REM). É nessa fase que acontecem os sonhos, a respiração fica mais rápida e irregular, a frequência cardíaca e a pressão arterial aumentam, e os músculos se tornam imóveis.

Essa fase representa 25% do tempo em que dormimos, e é a responsável pela restauração do corpo e recuperação de energia. Quando ela termina, voltamos à primeira fase. O ciclo se repete cerca de cinco vezes por noite.

Para concluirmos todas as fases com sucesso e acordarmos bem no dia seguinte, precisamos criar um ambiente propício para o sono: ter um excelente colchão, que se adapte ao seu corpo e te dê conforto, e dormir em um quarto escuro, com temperatura agradável e sem barulhos. Para outras dicas e informações de produtos, visite a loja de colchões, Euro Colchões.

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