O tumor cerebral é consequência do crescimento anormal de células dentro do crânio, causando compressão interna e provocando lesões. Pode ser benigno ou maligno, e dividido em duas categorias: Tumor cerebral primário, que é quando

origina-se dentro do próprio crânio, ou secundário, que tem origem em outro órgão e se espalha pelo corpo.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 4% das mortes por câncer no Brasil estão relacionadas aos tumores cerebrais.

O cérebro é composto por dois hemisférios, que são o cerebelo e o tronco cerebral. Quanto ao seu revestimento, encontramos a medula espinhal, que é constituída pelas meninges, duas membranas localizadas no cérebro e no crânio.

Tipos de tumores cerebrais

Existem cerca de 100 tipos e o nome de cada um varia de de acordo com a célula anormal que se desenvolve. Grande parte deles originam-se nas células gliais, que sustentam as nervosas. Podem ser classificados em dois tipos, menos agressivos e mais agressivos.

Menos agressivo:

  • Crescimento lento;
  • Pode ser removido totalmente;
  • Dificilmente se espalha para outros órgãos;
  • Pode necessitar apenas de cirurgia.

Mais agressivo

  • Cresce rapidamente;
  • Pode se manifestar novamente após a cirurgia;
  • Pode gerar metástase em outras regiões;
  • São necessários vários tratamentos.

Formas de tratamento

O tratamento do tumor cerebral é feito de forma multidisciplinar, e pode ser feito de forma cirúrgica, sistêmica, radioterápico e através das metástases. Entenda mais sobre essas formas de cura:

Cirúrgico

É removido sem causar lesão no tecido cerebral. Porém, quando os tumores se desenvolvem em uma área de difícil remoção, algumas estruturas podem ficar comprometidas. Nos casos em que a cirurgia não seja curativa, o procedimento poderá

ser útil para reduzir o tamanho do tumor e aliviar os sintomas.

Sistêmico

Pode ser feito com medicamentos combinados com outros tipos de tratamento, como a cirurgia ou a radioterapia. Recentemente estão sendo usados medicamentos que inibem o crescimento dos vasos que nutrem o tumor. São os chamados anti-angiogênicos.

Radioterápico

Pode ser usada isoladamente ou combinada com um tratamento cirúrgico. Para que seja mais eficaz, recomenda-se um equipamento moderno de radioterapia, de uma forma que poupe ao máximo o tecido cerebral ao redor.

Metástase

Vai depender de onde o tumor surgiu. Na maioria dos quadros é útil no caso de apenas uma ou duas metástases, desde que a doença esteja controlada no restante do corpo.

Segundo Eduardo Manuel, neurocirurgião da Axiste, empresa que fornece materiais cirúrgicos, é necessário que cada paciente entenda a forma tratamento. “Desse modo, nós podemos ajudá-los e eles podem nos ajudar”, afirmou Eduardo. Então, informe-se, cuide-se e procure o médico ideal!

Texto cedido por Raphaela Aleixo

mm
O Vale Jornal é um observatório e filtro de notícias com apoio editorial da rede JornalismoColaborativo.com, indicado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação / Prêmio Expocom 2016.