O advento do raio x, em 1895, desenvolvido pelo cientista alemão Wilhelm Conrad Röntgen , é considerado um marco para a história da medicina diagnóstica. Descoberto por acaso, enquanto Röntgen pesquisava sobre fenômenos de luminescência, a técnica foi se aperfeiçoando ao longo dos anos, e hoje é uma das principais formas de detecção de doenças, principalmente nas especialidades ortopédicas.

O desenvolvimento das técnicas de diagnóstico, entretanto, não se limita às imagens de raio x. Temos como exemplo a Ressonância Magnética Nuclear, técnica eletroscópica em que o confronto entre radiação eletromagnética e matéria proporciona a formação de imagens e os desdobramentos dos exames de raios x, e a angiografia, para diagnosticar eventuais problemas de circulação e a mamografia, para detecção de patologias na mama.

Embora o raio x seja uma técnica amplamente difundida, foi por meio da incorporação da informática à medicina que foram possíveis grandes avanços no diagnóstico de doenças.

Diagnósticos computadorizados: um novo patamar

A partir da década de 1960, os exames de raios x passaram a ser realizados incorporando-se aparelhos informatizados, que possibilitaram a obtenção de imagens mais rapidamente e com qualidade superior.

Como exemplos, temos a tomografia computadorizada, que conjuga o raio x ao processamento de dados por computador, e a sua versão por emissão de pósitrons.

Atualmente há exames que empregam exposição mínima à radiação, como a densitometria óssea, para avaliação da densidade nos ossos, principalmente fêmur e coluna. A técnica facilitou o diagnóstico da osteoporose, tornando seu acompanhamento mais seguro e a prescrição de tratamentos mais exata.

Softwares para visualização de imagens médicas

Hoje, os exames médicos de imagem estão amplamente integrados aos dispositivos de informática, atuando em sinergia. Aliando-se à computação, é possível inclusive obter imagens de raio x sem a utilização de filmes.

Os softwares tem se mostrado úteis tanto no sentido de disponibilizar rapidamente imagens como em captura mais rápida, sem necessidade de repetições por causa de movimentos involuntários por parte dos pacientes.

Um deles, fornecido pela NewHosp, que produz software de gestão hospitalar,  é o NewView, que pode ser definido como uma imagem radiológica digital. O software, inclusive, padroniza imagens de diversos tipos de exame, como ressonâncias, tomografias e ultrassonografias.

Embora sejam fundamentais, os exames de imagem não são a palavra final em diagnóstico, que deve ser feito pesando outros fatores, inclusive subjetivos e que só o médico pode controlar.