O ano de 2015 começou complicado para o setor automobilístico, pois desde 2008 não se via uma queda tão brusca na venda de veículos comerciais e leves. Comparado com o inicio do ano de 2014, o setor teve uma oscilação de 27% e ainda é estimado para os meses decorrentes mais um recuo de 10%.

Carros

Setor automobilístico tem pior queda em período de um ano

De acordo com a Fenabrave, no mês de fevereiro deste ano foram emplacados 178.822 unidades, um número razoavelmente baixo se comparado aos 245.904 emplacamentos feitos no ano de 2014. Nesse comparativo, observamos uma queda de 27% no período de um ano. Comparado ao mês de janeiro, com 243.895 veículos emplacados, o recuo foi de aproximadamente um ponto percentual.

Crise financeira do país e aumento de taxas contribuem para desaquecimento do mercado

De acordo com Danilo Vasconcelos, da Dinamicar Pneus, loja especializada em pneus no Rio de Janeiro

O mercado desaquecido apresentou encolhimento de 22,53% no período dos dois primeiros meses do ano de 2015. Comparando o período em valores com 422.717 carros emplacados contra 545.641 em janeiro e fevereiro de 2014, foi o pior resultado por período desde 2011

Se somadas à estatística a quantidade de emplacamentos referentes a ônibus e caminhões no mês de fevereiro, o setor atingiu uma queda de 28,3% comparado ao ano anterior. No mês de janeiro o índice foi ainda menor, alcançando a projeção de 27,9%.

Especialistas do setor automotivo preveem queda maior nas vendas

Com as vendas decrescendo é natural o aumento de volume no estoque, as montadoras adotaram como medida preventiva contra a redução na produção como estratégia para escoar os veículos armazenados nos pátios. No mês de fevereiro foram produzidas 200,1 mil unidades, uma queda de 2,3% se comparado ao mês de janeiro com 204,8 mil unidades produzidas. Comparado ao ano de 2014 que teve no mesmo período 281,6 mil unidades, a indústria teve uma queda de 28,9%

Esse cenário levou a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) a repensar sua estratégia, antecipando as revisões das previsões para o decorrer do ano de 2015. Manobra que normalmente ocorreria em julho, as novas previsões para o mercado automotivo devem ser divulgadas até o mês de abril.