Que a grande maioria das mulheres se preocupa com a aparência e busca tratamentos estéticos e procedimentos específicos como as cirurgias plásticas não é novidade para ninguém. A vaidade no sexo feminino é considerada extremamente normal. Em contrapartida, os homens são vistos como mais simples nesse quesito, tendo como “vaidade” apenas hábitos que fazem parte da higiene.

Entretanto, esse quadro tem mudado drasticamente. Se o homem de ontem se preocupava apenas em estar asseado, de cabelo cortado e barba feita, o homem moderno já faz uso de cremes especiais, investe mais em serviços de cabeleireiros, limpa as sobrancelhas e faz as unhas. Mas, além disso, ele também procura serviços estéticos com mais frequência.

vaidade-masculina

Os homens e as cirurgias plásticas

O Brasil ocupa o segundo lugar na lista dos países em que as cirurgias plásticas são mais realizadas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. E os homens, claro, têm procurado cada vez mais esse tipo de procedimento.

Segundo o doutor Gabriel Duarte Basílio, cirurgião plástico da Vivace Saúde do Homem, clínica de urologia no Rio de Janeiro, “Os homens têm procurado cada vez mais o artifício da cirurgia plástica, seja ela corretiva ou estética, pois a necessidade de se sentir bem e bonito também aumentou muito. Recebo na clínica diversos pacientes que precisam se sentir seguros da sua aparência e/ou aumentar a autoestima, inclusive porque o mercado de trabalho também tem priorizado essas questões”.

Procedimentos mais procurados

O órgão de pesquisa Ibope montou um ranking de cirurgias plásticas mais procuradas pelos homens durante os últimos cinco anos, no Brasil. São elas:

  • cirurgia de pálpebras;
  • rinoplastia (cirurgias no nariz);
  • ripoaspiração (isolada);
  • procedimentos faciais;
  • correção de orelha;
  • lipoaspiração para correção de efeitos de outras cirurgias, como a bariátrica;
  • abdominais;
  • implante capilar;
  • implante de silicone no peitoral;
  • cirurgias no pescoço (como papadas).

O homem metrossexual e o preconceito

A sociedade intitula como metrossexuais os homens que possuem a vaidade mais aflorada e que não têm vergonha de assumir isso. O preconceito ainda é enorme, pois, culturalmente falando, as pessoas têm a visão ultrapassada de que os homens precisam ser “broncos” e machos, sem se preocupar com questões “supérfluas” como a estética.

Felizmente, cada vez mais os indivíduos do sexo masculino têm entendido que vaidade pode ser benéfica, inclusive, para a saúde. “Ainda hoje existem homens que nos procuram com um certo receio ou vergonha, mas tem aumentado consideravelmente o número de pacientes que não têm preconceito em relação aos procedimentos estéticos”, finaliza o Dr. Gabriel Basílio.

mm
O Vale Jornal é um observatório e filtro de notícias com apoio editorial da rede JornalismoColaborativo.com, indicado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação / Prêmio Expocom 2016.