Apontada por especialistas como a nova fronteira tecnológica, a tecnologia de armazenamento de dados em nuvem representa a verdadeira democratização da informática. Por dispensar estruturas físicas locais para gerenciamento de informações, a nuvem acelerou o que já era rápido. Quase todo tipo de arquivo pode ser compartilhado full time em qualquer ponto do planeta, basta ter acesso à internet.

Computação em nuvem

Os desdobramentos são muitos. Uma vez que possibilita que arquivos sejam acessados sem a necessidade de um hardware, torna-se possível o trabalho remoto e a gestão de equipes a distância. Como num efeito cascata, a diluição dos custos operacionais em softwares e pessoal especializado possibilita mais redução, com a eliminação, em muitas atividades, do trabalho em um local fixo.

Democratizando radicalmente o acesso à informação, a nuvem barateia custos porque promove a inclusão de pessoas que não têm computador. O único requisito necessário é um ponto equipado com internet banda larga. Por outro lado, estima-se que a redução nos custos operacionais, para as empresas, fique em torno de 30 a 35%.

Pequenas empresas são diretamente beneficiadas, já que podem implementar sistemas de dados a custo mínimo. Existe ainda a abertura de novos campos de atuação internacional, em que as empresas poderão oferecer seus produtos em qualquer parte do planeta.

A nuvem significa o fim dos limites geográficos?

Países emergentes, que não têm infraestrutura tão consolidada, têm na tecnologia de armazenamento em nuvem uma possibilidade de nivelar conhecimentos com países desenvolvidos. Donato Mingarelli, da Cezanne, multinacional que desenvolve software de RH em nuvem , acredita no potencial que a tecnologia agrega “estamos diante do início de um processo inexorável e irreversível, já que a troca de informação cresce exponencialmente e não há governo que possa controlar isso, a não ser em países com regimes antidemocráticos. Por isso, a nuvem é um fator decisivo para acelerar o crescimento econômico”.

O avanço – tecnologia híbrida em nuvem

A tecnologia de cloud computing demanda servidores com capacidade de armazenar dados e disponibilizá-los de maneira eficaz a qualquer hora. Por isso, existem empresas que buscam a solução da hibridização da nuvem, ou seja, não querem depender apenas de um único gestor para manter seus dados preservados.

Tal como sites hospedados em servidores compartilhados, em que um único local guarda as informações de diversos sites, busca-se o fracionamento da própria nuvem. A intenção seria aprimorar os quesitos velocidade, segurança e eventuais limitações que um sistema de cloud computing pode apresentar. Seria como partilhar a tecnologia, escolhendo nuvens diferentes, e utilizando o que elas oferecem de melhor.