Os tempos são de alta de combustível e abastecer o carro de maneira consistente, ou seja, encher o tanque tornou-se uma tarefa ingrata para a maior parte da população brasileira que tem carro. Mas você sabe os riscos de trafegar com o marcador de combustível sempre beirando a reserva, fora o risco de ficar na mão por qualquer erro de cálculo ou indisponibilidade de posto de gasolina?
O que ocorre quando você anda com pouco combustível é o superaquecimento. Sim, por ser um equipamento elétrico, e quem é responsável pelo seu arrefecimento é o próprio combustível. Em muitos casos, mesmo após o dano, é possível trocar apenas o refil desta bomba, enquanto ela completa pode custar até quatro vezes mais que o refil. O ideal, na hora do abastecimento, é planejar colocar um quarto de combustível.

Problema pode se estender e outras partes podem ser danificadas

Não é só a bomba de combustível que sofre com a baixa de combustível do tanque. O sistema de injeção também fica comprometido. Afinal, quando se deixa a gasolina raspar o fundo, principalmente em carros antigos, detritos do próprio tanque podem causar problemas aos bicos injetores, filtros e à tubulação.
O especialista Danilo Vasconcelos, da Dinamicar Pneus, fala sobre a importância para todos os sistemas do carro: “Motorista tende a pensar que o carro não quebra, principalmente se for novo. Quando não faz o uso ideal, o gasto com manutenção pode ser bem maior que abastecer corretamente. O sistema elétrico é o mais afetado com isso, portanto, não se deve deixar de verificar o nível do tanque sempre”.
Alguns cuidados são básicos na hora de tentar manter o carro sempre em ordem. A manutenção passa pelo uso regular do carro e seus equipamentos. Não deixe de procurar um especialista para avaliar as condições e tirar suas dúvidas.