Em tempos de alta rotatividade nas empresas, muitos profissionais se questionam sobre como sair de um emprego mantendo a receptividade, caso seja necessário no futuro. Como se passa muito tempo no ambiente laboral, muitas vezes fica difícil perceber o momento de sair, de maneira que a reputação permaneça intacta.

Identificar possíveis focos de insatisfação de forma certeira é fundamental para se definir sobre o futuro dentro de uma organização. O maior problema nesses casos é a falta de comunicação entre patrões e funcionários, de forma a encontrar soluções que satisfaçam ambas as partes. Em muitos casos, o empregado entende que a empresa não está satisfeita com o seu rendimento, o que causa desmotivação para o trabalho, e consequente queda na produção, atrasos, faltas e outros problemas.

Por outro lado, por motivos pessoais, um empregado pode querer sair de um emprego. Os motivos vão desde salário considerado abaixo do esperado, condições inadequadas de trabalho, falta de perspectiva de crescimento ou ambiente ruim.

Se realmente a decisão por pedir demissão está amadurecida, é importante observar algumas dicas que farão a diferença se num futuro houver um reencontro.

A primeira pessoa que deve ser informada é o chefe. Isso se torna fundamental, caso o cargo ocupado seja estratégico ou de maior relevância. Esclarecer os motivos que estão levando a pedir demissão é importante, assim como estabelecer uma data e preparar tudo para que funções, projetos em andamento e outras responsabilidades não fiquem em atraso. A antecedência varia, de acordo com a importância do cargo e as tarefas a ele atreladas.

Deve-se comunicar a decisão sempre com profissionalismo e humildade, de maneira a deixar claro que houve crescimento pessoal e profissional. Dar um retorno construtivo quanto aos pontos que considera importantes para a empresa aprimorar pode ser solicitado. Quando o fizer, a indicação é para ser assertivo, evitando críticas destrutivas e pessoais que em nada acrescentarão.

Profissionais podem ser recontratados

Um pedido de demissão geralmente é motivado por uma proposta melhor, que via de regra surge em momentos de crescimento econômico geral. Quando o cenário é ruim, contudo, a alternativa pode ser retornar à empresa anterior, por isso é recomendável, sempre, deixar as portas de antigos empregos abertas.

Donato Mingarelli, da Cezanne HR, empresa de Softwares de Gestão de RH, diz que a cultura empresarial de hoje é extremamente ágil, e nem todos os profissionais estão preparados para trabalhar num ritmo tão intenso. Entretanto, não é por isso que o valor individual seja dispensável. Os setores de RH devem fazer uma seleção criteriosa, para que o funcionário seja alocado no setor onde ele vá fazer valer todos os seus atributos.