Dia 04 de outubro

francisco-sao-assisHistória: São Francisco é, sem dúvida, uma das mais atraentes personalidades da história; homem sem fronteiras que tem a simpatia de muitos: católicos e não católicos. O pai, notável comerciante, ambicionava que seu filho continuasse o mesmo rumo; o de um grande comerciante.

Mas São Francisco, de gênio alegre e folgazão, não gostava de comercializar e sim sentia em si um forte pendor para os prazeres do mundo. Somente a educação sólida e a profunda religiosidade que recebera de sua piedosa mãe fizeram-no evitar cuidadosamente as más companhias. Quando jovem, Francisco sonhou com as glórias militares.

Participou de uma guerra entre a cidade de Assis e a vizinha cidade de Perusa mas acabou sendo preso e colocado na cadeia onde sofreu por um ano. Quando estava pensando em outra aventura militar, sentiu repentina crise de consciência que lhe questionava a validade das ações militares.

Retornou a sua cidade natal e, aos poucos foi amadurecendo nele uma radical conversão: Deus o chamava, não às glórias de um militar, nem à ambição do comércio mas à imitação radical da pobreza, num tempo em que a sociedade estava naufragada no materialismo e ambição. Começou pela prática do amor profundo para com os pobres; fazendo o propósito de nunca lhes negar esmola ou auxílio.

Certa vez Francisco não tinha consigo meios para ajudar a um mendigo. Resolutamente tirou o manto novo e trocou-o pelos farrapos do pobre. Depois, num passeio a cavalo, um leproso estendeu-lhe a mão, pedindo-lhe esmola. Francisco deu uma generosa ajuda mas ao ver a mão do leproso sentiu horror e nojo. Envergonhado, porém, por esta fraqueza, tomou a mão do doente e a beijou ternamente.

Pouco a pouco foi formando em Francisco o desejo de desfazer-se de todas as vaidades do mundo e procurar a solidão, a oração a penitência. O pai de Francisco, não suportando a escolha do filho, chegou a maltratá-lo duramente, levando-os após à presença do bispo de Assis, a fim de deserdá-lo. Com certeza, dessa forma, Francisco poderia desistir de sua escolha. Mas Francisco ainda tirou suas vestes, entregou-as ao pai, dizendo: “Até este dia vos chamei de pai. Agora poderei dizer com toda a razão: “Pai nosso que estais nos céus, porque só nele pus minha esperança”.

Vestiu um grosso hábito, cingiu-se de áspero cordão, e tomou a resolução de viver em pobreza apostólica. Inicialmente foi encarado como um louco mas, aos poucos, a simpatia e a admiração de muitos lhe passaram a ser demonstradas. Outros amigos resolveram partilhar dessa sua aventura espiritual. Com doze companheiros, escolheu como residência uma velha capelinha fora dos muros de Assis, chamada “Porciúncula”.

Aí deu início, quase sem querer ou saber, ao extraordinário movimento franciscano, que mais tarde se articulou em três Ordens. A Ordem Terceira destinava-se aos leigos que desejavam viver no mundo o espírito de pobreza evangélica adaptada ao próprio estado de vida. A Regra que ele deixou era simples: “A pobreza, dizia, é o caminho da salvação, o fundamento da humildade, e a raiz da perfeição.

Produz frutos escolhidos, mas que se multiplicam de mil maneiras. Não vos incomodeis com o conceito dos homens que vos desprezam. Pregai a penitência com toda simplicidade, confiando naquele que venceu o mundo pela humildade”. Dois anos antes da morte, Deus selou, por assim dizer, sua ânsia de semelhança com Jesus Cristo, através dos estigmas: isto é, a reprodução no seu corpo dos sinais da paixão e morte de Cristo. Seus últimos anos de vida foram atormentados por várias doenças que culminaram na quase total cegueira. Foram 21 anos vividos em total conversão.

Oração de São Francisco de Assis: Ó glorioso São Francisco, santo da simplicidade, da alegria e do amor, que no céu contemplais as infinitas perfeições de Deus, lançai sobre nós um olhar cheio de benignidade, e socorrei-nos nas nossas imperfeições espirituais e temporais. Rogai ao Criador que nos conceda as graças que tanto solicitamos, para melhor merecê-las, inflamai o nosso coração de amor à Deus e aos nossos irmãos.

Devoção: À prática da caridade, depojamento dos bens materiais

Padroeiro: Das aves, animais, pessoas carentes

Fonte: Santo Protetor