A água de reuso, como é conhecida a água reaproveitada dos sistemas de escoamento, vem se tornando cada vez mais uma alternativa em termos de economia para empresas que desejam poupar recursos. Em residências, uma possibilidade é o reuso da água utilizada para lavagem e que escoa pelos ralos de banheiros e cozinha.

Já na indústria, por exemplo, o consumo elevadíssimo de água em diferentes etapas da produção torna o seu reuso quase uma imposição. Por exemplo, sem reutilização de água, a indústria de aço precisa, para produzir 100 toneladas do metal, as mesmas 100 toneladas em água. Com o reuso, hoje há empresas que reduziram a proporção, já sendo possível produzir uma tonelada de aço com apenas 6 de água.

O engenheiro Stelio Marques, da Brasil Tech, empresa de tratamento de efluentes, enfatiza a necessidade de reaproveitar a água “proporcionalmente, a indústria consome o triplo de água em seus processos em relação ao que é gasto nas residências. A indústria de celulose, por exemplo, já foi uma das que mais consomem água, e hoje é um exemplo de que é possível, se houver vontade, reduzir o custo com água, tanto no valor da conta como ambientalmente”.

Shoppings se beneficiam com a água de reuso

Água de reuso

Além da indústria, o comércio também pode aproveitar os benefícios da reutilização de água. No Rio de Janeiro, o maior shopping da cidade hoje reutiliza a maior parte da água destinada à lavagem de ambientes. Com o tempo, a economia proporcionada possibilita não apenas pagar pelo investimento em equipamentos e insumos, como torna-se fonte de recursos, já que a diminuição na conta de água é duradoura.

Todas as empresas que investem em água de reuso constatam índices de economia na ordem de até 20%. Ou seja, mantendo-se essa razão, em cinco meses paga-se uma conta inteira, apenas considerando o que se economiza.