Em tempos de debates acalorados sobre a tragédia da mineradora Samarco, na cidade mineira de Mariana, levantam-se questões sobre o impacto ambiental de represas dos mais diversos tipos. Embora sejam ecologicamente limpas, as usinas hidrelétricas representam forte impacto ambiental, uma vez que demandam grandes extensões territoriais para represamento de água que, em fluxo, movimentará turbinas e geradores.

Nesse processo, inundam-se regiões inteiras, o que significa a mortandade de peixes, fuga em massa de animais nativos e até destruição de imóveis tombados pelo patrimônio histórico. Antes de levantar uma usina hidrelétrica, no entanto, as empresas passam por todo um processo de regularização pelos órgãos públicos e ambientais, como forma de minimizar ou mesmo anular os danos causados à região que receberá a usina.

A usina de Apiacás, por exemplo, teve sua construção registrada pelo fotógrafo Rogério von Krüger, especializado em fotos corporativas. Em meio a operários, equipamentos e toda parafernalha envolvida, fica a impressão de que as usinas são um mal necessário, e uma intromissão em meio à natureza. Por isso, o ideal é, em vez de construir mais desses imensos aparelhos, priorizar o consumo consciente de energia elétrica.