Embora o Brasil possua 8% de todo volume de água doce existente no planeta, há algum tempo se fala em economia e até em racionamento de água. Se o tema tem se fortalecido ultimamente, isso não é novidade, pois uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), ainda em 2002, já mostrava que o país passava por uma crise hídrica nas principais regiões metropolitana.

No entanto, nos últimos anos a crise hídrica tem se tornado mais presente na vida das pessoas e principalmente das empresas que consomem muita água e energia elétrica, que, por sua vez, depende da quantidade de chuva para ser gerada pelas hidroelétricas.

A solução deve partir de todos, já que a água é um recurso finito, e sua escassez afeta não apenas do Brasil, envolvendo todo o planeta.

O consumo de água no planeta

É importante ressaltar que os maiores consumidores de água não são os cidadãos comuns, mas as grandes indústrias, a agropecuária e a agricultura. Enquanto o consumo doméstico de água do planeta atinge 10%, a indústria consome 21%. Por isso a cada dia surge na indústria a necessidade de uma consultoria ambiental , realizada por empresas especializadas nessas questões.

A agricultura é o setor que mais consome água no mundo, uma plantação de arroz consome 1,9 mil litros de água. Para a produção de um quilo de carne bovina, são consumidos cerca de 15 litros de água.

Mas, se cerca de 70% do planeta é composto de água, como é possível que ela falte em alguns lugares? Na verdade, a maior quantidade de água do planeta se encontra nos oceanos, ou seja, não servem para o consumo.

A distribuição da água do planeta

Água do planeta é encontrada em 97,5% nos oceanos, ou seja, é salgada e imprópria para o consumo humano. Os outros 2,5% são de água doce, cujo percentual é dividido da seguinte forma:

  • 29,7% – aquíferos
  • 68,9% – calotas polares
  • 0,5% rios e lagos
  • 0,9% – reservatórios (nuvens, vapor d’água etc.

A crise hídrica vem se intensificando com o tempo, graças, em grande parte, à evaporação dos reservatórios. Esse processo é causado pelo aumento na temperatura média global, por causa do efeito estufa.

Portanto, é o ser humano o principal responsável pela falta de água potável, já que é por meio da sua ação que as reservas se esgotam. Consumo consciente, esforço conjunto e desenvolvimento de formas de produção sustentáveis são as saídas ainda possíveis.