Você sabia que o sono pode ser um ótimo professor? Todo mundo já ouviu falar que é possível assimilar conteúdos enquanto dormimos, como músicas, aulas, áudio livros, etc. Mas será que é verdade que podemos aprender dormindo? O nosso sono tem diversas fases durante a noite e o cérebro reage de formas diferentes em cada estágio. São 5 fases no total: 1, 2, 3, 4 e REM (Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos), esta última a fase mais profunda. E é justamente neste estágio que a atividade cerebral é igual à que temos acordado. As memórias do dia a dia são reativadas eletrobiologicamente e transformadas em lembranças. Ou seja, biologicamente, quando dormimos bem, aprendemos com mais eficiência. 

Recentemente um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, foi publicado na revista “Current Biology” e apontou que indivíduos estimulados a assimilar informações antes de dormir continuavam com o processo de aprendizado nas fases iniciais do sono.

Dicas para dormir bem

Mas dormir bem nem sempre é uma tarefa fácil. Se você está em uma fase da vida que precisa estudar ou revisar um expressivo conteúdo, cuide bem do seu sono e tente relaxar a mente. Conversamos com a gerente de marketing Luciana Rocha, da Euro Colchões, que fabrica colchões, camas e camas box e selecionamos algumas dicas valiosas para dormir bem e despertar o seu cérebro. A Euro Colchões firmou parceria com o Sleep To Live Institute, uma instituição internacional renomada em estudos sobre a saúde do sono e qualidade de vida.

Crie uma rotina e desacelere o corpo

Dormir e aprender

Segundo Luciana “ao criar uma rotina de relaxamento, você envia sinais para o seu cérebro que é hora de dormir e o corpo automaticamente começa a relaxar. Antes de ir deitar é importante desacelerar. Estudos apontam que é saudável desligar o computador ou qualquer outro aparelho eletrônico duas horas antes de dormir. Este é o tempo que precisamos para realmente começar a relaxar”.

Alimente-se bem

Existem diversos alimentos que estimulam a atividade cerebral como sementes e grãos diversos. Raízes e folhas verde escuras e iogurtes são excelentes também,mas preocupe-se também com a digestão destes alimentos. Evite o consumo de café, chá e refrigerantes, estimulantes que atrapalham o seu sono.

Cria um ambiente agradável

O seu quarto deve ser arrumado e preparado com muito zelo. Apague as luzes, pois até a tela do seu celular desperta o seu cérebro para outras atividades. Escolha bem o seu colchão. Experimente modelos com molas ensacadas individualmente, que possibilitam uma melhor adaptação às curvas e ao movimento do corpo. Observe também as espumas. Prefira as especiais como as de látex, viscoelástico, HR e soft. Troque seus lençóis a cada 15 dias e use os de algodão.Quem dorme não perde tempo e sim ganha qualidade de vida e uma atividade cerebral mais eficiente. Invista no seu sono, ganhe saúde e conhecimento.