Quando o videogame ajuda no aprendizado da língua inglesa

mm
Posted on novembro 30, 2017, 10:04 pm
FavoriteLoadingAdd to favorites 3 mins

Praticar o seu Inglês de forma que lhe traga prazer é essencial no aprendizado da Língua Inglesa. Às vezes aprender um idioma nem sempre é uma escolha unanime de crianças e adolescentes, contudo, quando o assunto é tecnologia e os jogos seguramente teremos uma escolha certeira.

Se as mídias convencionais como músicas, vídeos, filmes e internet já são um sucesso quando utilizadas, os vídeo games surgem para aumentar as possibilidades do professor e tornar mais divertido o ensino-aprendizagem de Língua Inglesa (LI) como Língua estrangeira (LE).  Porém, é possível aprender inglês jogando?

Sim, caso você seja um tradicional “Gamer” provavelmente já sabe que em certa época a maioria dos jogos oferecia somente a opção em inglês.  Com isso e a necessidade de descobrir as missões e conseguir utilizar os jogos, alguns jovens acabavam por se aventurar no novo idioma e através da curiosidade conseguiam traduzir e superar sozinho ou com os amigos os desafios da língua estrangeira.

Exemplos da eficácia da ferramenta são vocabulários como: – “game over” = fim de jogo” e “bug” = falhas técnicas do jogo que permitem acontecer coisas inusitadas– os quais inclusive foram incorporados ao nosso cotidiano.

Além de ser bem confortável por ser exercida no sofá e/ou até mesmo acompanhada de seu “player 2” tal contribuição é importante, pois é por meio dos videogames que o aprendiz trabalha alguns aspectos necessários no processo de ensino-aprendizagem; o primeiro é a curiosidade e a motivação, ingredientes indispensáveis para se trabalhar um novo idioma. O segundo é a prática da língua estrangeira aliada a participação ativa, alguns jovens chegam a passar horas e horas ligados em seu aparelho de vídeo game e com isso só tendem a aumentar o vocabulário, o terceiro e não menos importante é a autonomia,  ou seja, a vontade de aprender parte de dentro do aluno, o que torna a fixação da matéria muito mais eficaz.

O Instituto Cultural Brasil Estados Unidos – ICBEU oferece infraestrutura completa, aperfeiçoada durante mais de 30 anos para promover o ensino de inglês, francês e espanhol, facilitando o aprendizado do aluno através do uso dos mais variados recursos tecnológicos dentro e fora da sala de aula.

 

mm
O Vale Jornal é um observatório e filtro de notícias com apoio editorial da rede Jornal
PUBLICAÇÃO ANTERIOR

PRÓXIMA PUBLICAÇÃO