Trabalhar em equipe é ter a consciência de que você faz parte de um todo. É como se fosse um item fundamental de um corpo, entendendo que sua parte sozinha não tem importância. É, além de tudo, ter a capacidade de trabalhar e render bem em equipe, demonstrar humildade, ser tolerante, ser emocionalmente inteligente e companheiro.

Trabalhar em equipe é ir além de suas obrigações na empresa. O psicólogo Abraham Maslow comprovou que os indivíduos possuem diferentes necessidades e uma dessas necessidades é de se relacionar com as outras pessoas e ser aceito por elas. Segundo o psicólogo, sem isso, o trabalho torna-se enfadonho e sem graça.

Na prática, qual a importância para a empresa e para o funcionário, manter uma boa relação entre todos? Isso realmente importa ou o que vale mesmo é cada um fazer a sua parte? Para falar melhor sobre esse tema, aqui no Vale Jornal, vamos contar com a ajuda de Frederico Lima, da empresa de consultoria empresarial no Rio de Janeiro, EQG Consultoria.

Para ele, o trabalho em equipe é fundamental para qualquer corporação e seus colaboradores. “Quando trabalhamos em equipe, ficamos mais motivados e comprometidos, afinal uns dependem dos outros e todos são responsáveis pelas falhas e pelo sucesso.”

A diferença entre trabalho em equipe e em grupo

Trabalhar com mais de uma pessoa não quer dizer que esteja trabalhando em equipe, você pode trabalhar em grupo, mas de forma individual.

O trabalho em equipe faz com que cada pessoa saiba o que a outra está fazendo e a importância para o sucesso da atividade. Os objetivos são comuns e as metas são desenvolvidas de forma coletiva, indo além do que lhe foi atribuído.

Assim, podemos afirmar que toda equipe é trabalho em grupo, mas nem todo grupo é trabalho em equipe. Para a empresa, implementar em seus funcionários um pensamento voltado para o trabalho em equipe é muito produtivo.

Mudar a cultura de uma empresa pode implicar um trabalho longo, devendo ser feito a partir da contratação de uma consultoria empresarial, caminho mais seguro para se chegar a uma mudança cultural em qualquer organização.