Toda vez assistimos a um filme futurista, sempre vem à tona um questionamento: será mesmo que estaremos assim no futuro? E por mais que nos pareça estranho agora, muitos desses filmes acertam quanto às previsões sobre as invenções tecnológicas que nos aguardam daqui a alguns anos. Lucas de Melo, diretor comercial da NettMais, uma empresa de serviços de internet residenciais e empresariais, fala com a gente sobre o que vem por aí.

Qual o futuro do mundo digital?

Qual o futuro do mundo digital?

No futuro, estaremos (ainda mais) conectados

Se hoje nós já usamos a internet desde quando acordamos até a hora de dormir, segundo o diretor, no futuro isso vai ser ainda mais intensificado. “A tecnologia estará em toda a parte. Nossas casas serão inteligentes. Nossas paredes serão funcionais, já nos trazendo notícias sobre o mundo assim que levantarmos. Nossas roupas não se sujarão mais e teremos ainda mais acessórios tecnológicos, ainda mais do que já temos hoje em dia. É curioso como tudo isso nos parece surreal atualmente, mas com os avanços da ciência, coisas assim serão possíveis, mais cedo do que imaginamos.

Em menos de uma década, já estaremos vivendo na prática a teoria da Internet das Coisas. Além das situações citadas acima, ela também poderá proporcionar, por exemplo, que carros sejam guiados sem a ajuda de motoristas, e poderá fazer com que pessoas sejam reconhecidas assim que chegarem às portas dos locais.

”Inclusive, isso vai fazer com que estejamos muito mais seguros.” – comenta Lucas – “Será possível, por exemplo, programar que nossa casa abra as portas para algum possível convidado nosso e apenas para ele, sem a necessidade de ir consultar no interfone.”

Segurança residencial e empresarial no futuro

A segurança vai ser mais rígida nos próximos anos. Além do uso de impressão digital e reconhecimento da íris, que já são usados em algumas empresas, e normas de segurança atuais, também será possível, por exemplo, conferir o formato da orelha, a forma como a pessoa digita e (pasme) até batimento cardíaco do usuário. “Sua segurança e integridade, da sua família, da sua empresa e até dos seus dados digitais são coisas sérias e precisam ser tratadas como tal.” – adverte o representante da empresa.

”Mas não precisa esperar o futuro chegar para começar a se preocupar com o assunto” – ele lembra. “As pessoas têm o costume de achar que nada vai acontecer com elas, e é aí onde mora o perigo. Principalmente em empresas, não importa qual seja o tamanho delas. É preciso se prevenir desde já, com as tecnologias que temos hoje, como câmeras de vigilância e segurança da informação, por exemplo. Por isso, contratar empresas que sejam especializadas nessas áreas nunca vai ser um gasto; é um investimento.” – conclui Lucas.