O amortecedor tem a função de não fazer a carcaça do carro absorver todos os impactos, melhorando a estabilidade e o conforto dos presentes no carro. Já o coxim, apesar de uma função secundária, não tem menos importância para a segurança operacional e o equilíbrio da geometria da suspensão.

A função do coxim é permitir que esse amortecedor tenha uma possibilidade de movimentação, permitindo que as rodas possam se movimentar. Além disso, é sua função absorver os impactos ao invés de a transmissão ser diretamente feita ao chassi do carro sob risco de dano estrutural, que, posteriormente, pode causar problemas irreversíveis.

Coxim com problema prejudica suspensão!

A peça é constituída de borracha resistente e pequenas esferas metálicas, semelhantes às que existem na homocinética, que permitem um movimento rotacional coeso, de fluxo livre e com total firmeza. É no coxim que a peça será fixada, possibilitando conforto, estabilidade e segurança para o uso do carro. É fundamental, para a integridade dessa peça mantê-la no carro apenas no tempo de vida útil, prevista pelo fabricante. Além disso, é possível ter um aproveitamento melhor da peça mantendo os batentes do amortecedor íntegros e funcionais.

Para Danilo Vasconcelos, da Dinamicar, loja de Pneus no Rio de Janeiro, é fundamental a revisão completa de acordo com o manual: “Não é possível manter a peça por mais tempo que determina o manual. Mesmo que ela esteja ok, a possibilidade de rompimento de uma única vez é maior. Além disso, é importante manter o carro longe de buracos, estradas esburacadas e outras imperfeições do piso”, afirma.
Apesar de ter uma função mais limitada, as rodas traseiras também têm coxins no amortecedor, verifique a integridade da peça. Isso influenciará diretamente no consumo dos pneus e de outras peças ou até mesmo no consumo de combustível.