Os componentes elétricos do seu carro estão falhando? O rádio está mudo ou a luz interna não acende? Dê atenção aos fusíveis, pois eles podem estar com problemas. Entre suas funções estão evitar que uma corrente elétrica irregular danifique o circuito e conter a sobrecarga, que pode pode provocar até mesmo incêndios no veículo.

A troca pode ser mais simples do que você imagina. Cada componente elétrico tem um código correspondente, e é possível descobrir qual é o fusível problemático na tabela que vem no manual do carro. Faça a leitura e confira se há alguma peça queimada. A amperagem de cada fusível vem escrita na própria peça, e a cor também é um critério de identificação. Dessa forma, se for preciso fazer a substituição, é só comprar outra peça de mesmo número ou mesma cor.
Entre os possíveis problemas estão mau contato, umidade ou, na pior das hipóteses, sobrecarga no sistema. Se o problema persistir ou mais fusíveis queimarem, por exemplo, um profissional precisa fazer a revisão. Antes de testar ou remover um fusível, certifique-se de que o equipamento não está ligado na energia, e nunca substitua uma peça por outra de maior capacidade.

De acordo com Danilo Vasconcelos, CEO da Dinamicar Pneus, empresa de manutenção automotiva no Rio de Janeiro , se o problema for apenas uma peça queimada, a solução é simples e está no manual do próprio veículo: “A caixa de fusíveis está localizada do lado esquerdo do motorista, no painel. A chave do carro também é a chave da caixa e nela vem uma pinça específica para facilitar a troca das unidades, já que, além de serem muitos, cada fusível tem uma função específica. Basta saber qual deles é o problema”, afirma.