A insônia é um distúrbio que impede que a pessoa adormeça ou que consiga dormir uma noite inteira sem interrupções e despertares noturnos. Quem sofre deste mal reclama de permanente cansaço durante o dia, alterações no humor e até dificuldade para se concentrar. Quem sofre de insônia tem a qualidade de vida abalada.

Muitas pessoas sofrem de insônia por estarem preocupadas com algo pontual, o que é bastante comum e natural, e há quem sofre de insônia até mesmo por uso de medicamentos com este efeito colateral, mas, logo o uso acabe ou o problema seja sanado, a pessoa volta a dormir normalmente. Mas há quem sofra de insônia crônica e neste caso a pessoa precisa tomar alguns cuidados e procurar uma ajuda profissional.

Para desvendar os mistérios que envolvem a insônia, conversamos com Vivian Cardoso, representante da Euro Colchões, loja de colchões no Rio de Janeiro e Curitiba. A empresa é parceira do Sleep to Live Institute, um centro de referência mundial no estudo da saúde do sono. “A insônia que não é crônica pode ser contornada com bons hábitos no dia a dia e uma rotina antes de dormir, pois dormir bem também é um aprendizado”, declara Vivian.

Quais sintomas da insônia

Dormir melhor

Quem tem insônia demora a pegar no sono e dorme menos que as 8 horas indicadas. Além disso, apresenta cansaço frequente e dificuldade de concentração. Algumas pessoas podem relatar que chegam a ficar até desnorteadas durante o dia e, mesmo assim, quando a noite se aproxima, não conseguem relaxar e dormir. Tantas noites em claro, além de alterações no humor, podem levar a variações no humor, baixo rendimento profissional e até mesmo depressão.

Algumas condições médicas podem agravar casos de insônia, como distúrbios na tireoide, problemas cardiovasculares, refluxo, artrite, e pessoas que estão em tratamento contra o câncer podem apresentar séria dificuldade para adormecer. Em casos mais graves, é fundamental que a pessoa procure ajuda médica especializada.

Dicas para dormir melhor

Mas se sua insônia não é um caso que necessite de tratamento médico, Vivian Cardoso dá diversas dicas selecionadas pelo Sleep to Live Institute para você ter uma noite de sono tranquila e reparadora.

Duas horas antes de dormir desligue o celular e os aparelhos eletrônicos que emitam luz. O corpo só realiza algumas funções metabólicas no escuro e isso também ajuda seu corpo a entender que é hora de repousar.

Escolha o colchão mais adequado para você. Existem diversos modelos e tecnologias disponíveis no mercado. Dica extra: molas ensacadas de adaptam melhor a diferentes corpos ou então para quem divide a cama é uma ótima opção.

Depois do almoço já é hora de diminuir o consumo de bebidas estimulantes e à base de cafeína. Opte também por alimentos de fácil digestão na hora de dormir. Sua saúde e seu sono agradecem.

Crie um ambiente confortável para dormir. Lençóis de algodão em vez de os sintéticos são indicados para quem tem alergias ou fica incomodado com o contato de tecidos mais rígidos.

Antes de dormir, faça algo que deixe você relaxado. Tomar um banho ou ler um livro que você goste ajudam o cérebro e o corpo a desacelerar.

Invista na sua saúde. Cultive bons hábitos diários. Assim, os sintomas de insônias levem podem ser amenizados. E, se mesmo assim, você perceber que precisa de ajuda médica, procure um o mais rápido possível. Ficar sem dormir pode trazer consequências muito graves para sua saúde.