300x225

Com problemas de saúde e passando dificuldade, autor que já foi considerado o maior fenômeno da literatura e recordista no Guinness Book com mais de mil livros publicados abre mão de seu único bem material, sua Coleção Especial de Cachimbos.

Vivendo com apenas um salário mínimo e doações de cestas básicas da comunidade de Aracruz, no Espírito Santo, nosso autor brasileiro encontra-se acamado sob os cuidados de sua esposa Nicole, artista plástica e também escritora. Em 2013, Ryoki sofreu um aneurisma e desde então, não consegue mais se mexer em função da neuropatia e atrofia muscular.

De artistas como Aleijadinho, Adoniran Barbosa, Van Gogh, Gaudí, Rembrandt, a escritores como Edgar Allan Poe, Oscar Wilde, Miguel de Cervantes, Alexandre Dumas e até mesmo a cientistas como Nicola Tesla, todos partiram desse plano, se não com dificuldades financeiras, na mais pura miséria. Cada um com seus problemas, mas incompatíveis com a genialidade que os tornaram célebres.

Apontado pela crítica como o “Pelé da Literatura“, para nosso escritor recordista, no entanto, seu maior “erro” talvez tenha sido desistir da carreira de piloto na aeronáutica e médico especialista em cirurgia de tórax para viver única e exclusivamente como escritor profissional em um Brasil em que sabidamente os direitos autorais e o intelectual, em especial da literatura, jamais foram devidamente valorizados.

Indignados com a situação e tantas outras injustiças, principalmente em relação aos direitos autorais não repassados para o autor, a família iniciou um movimento de divulgar “O Valor da Intelectualidade no Brasil” e começar uma Campanha de reconhecimento e apoio a esse escritor que já foi comparado ao Pelé da Literatura e que, segundo a crítica que de fato leu suas obras, sempre escreveu em um português perfeito com uma linguagem cativante que “viciava” o leitor. Portanto, responsável também por incentivar o gosto pela leitura de muitos brasileiros.

Assim, embora apaixonado pelos seus cachimbos, Ryoki concordou em abrir mão de sua coleção que, na realidade, são de valor inestimável, mas que poderá ser adquirida por aqueles que, ora apreciam e conhecem a arte do cachimbo, ou aqueles que simplesmente admiram e reconhecem o valor dessas peças que acompanharam e o ajudaram no processo de criação de suas obras ao longo da vida.

Para adquirir a Coleção de Cachimbos do Escritor mais Prolífico do Mundo ou simplesmente Contribuir com uma Doação, acesse o site oficial do autor em www.ryoki.com.br

mm
O Vale Jornal é um observatório e filtro de notícias com apoio editorial da rede JornalismoColaborativo.com, indicado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação / Prêmio Expocom 2016.