Uma das principais causas do envelhecimento precoce do asfalto nas estradas brasileiras é o excesso de peso dos veículos que trafegam nas rodovias. Como consequência, a cada três ou quatro anos, a maioria das rodovias do país precisa passar por intervenções para recuperação e/ou recapeamento.

Segundo estudos da Associação Brasileira dos Captadores de Recursos (ABCR), isso faz com que os custos com manutenção dos veículos sejam maiores, bem como o número de acidentes causados devido as estradas em má conservação.

A solução para conservação das estradas

A durabilidade dos pavimentos de uma rodovia ou estrada, entre outros fatores, depende da qualidade de sua construção. Se no geral o que mais prejudica as vias é o excesso de peso dos veículos, para Gregory Mâitre, da empresa de selante asfáltico Betuseal, é importante levar em consideração as características do solo e as condições ambientais na hora se construir uma estrada.

A solução, em relação ao peso dos veículos e o desgaste das rodovias, é controlar o peso das cargas transportadas. O caminho é aumentar a fiscalização com uso de equipamentos especiais, como o uso da balança e aumento do policiamento rodoviário.

Outra saída para o desgaste das rodovias causados pelos veículos, é fazer sempre a manutenção das estradas, priorizando materiais de alta qualidade, o que minimiza a necessidade de serviços de reparo e recapeamento.

Como o peso dos veículos é fator determinante em relação ao desgaste das rodovias, também é importante que os caminhoneiros sejam conscientizados em relação a importância do peso transportado. Campanhas por parte do poder público, informando sobre os excessos de pesos e seus prejuízos, inclusive ao próprio dono do caminhão, são fundamentais, para chamar a sociedade a participar.

Individualmente, proprietários de carro devem transportar peso dentro dos limites estabelecidos. As empresas prestadoras de serviços nas estradas e o poder público devem priorizar produtos adequados para a melhor conservação das vias.