Perguntas e respostas sobre acne

A grande maioria dos jovens e adolescentes sofrem ou já sofreram com cravos e espinhas, resultado de uma doença de pele chamada acne. E quando dizemos maioria, é a mais pura verdade, já que foi comprovado que cerca de 80% da população com faixa etária entre 15 e 25 anos tem o problema. As principais motivações para a acne incluem fatores hereditários, alterações hormonais, processos inflamatórios e produção excessiva de sebo.

Mesmo sendo um distúrbio comum, a acne gera muitas dúvidas. A fim de esclarecê-las, convidamos a dermatologista Kaliandra Cainelli, que irá contribuir com algumas informações importantes.

Existem diferentes tipos de acne? Quais?

“Sim, a acne pode se manifestar de diversas formas, incluindo as modalidades não inflamatórias, em que há apenas comedões, conhecidos popularmente como cravos. Também se apresenta com lesões inflamatórias, que são as tão temidas espinhas”, explica a dermatologista.

A acne possui quatro graus de apresentação:

  • grau 1 – pápulo-pustulosa;
  • grau 2 – nódulo-cística;
  • grau 3 – conglobata;
  • grau 4 – fulminans.

É possível tratar a acne?

Não só é possível como é necessário tratar a acne, já que a falta de cuidados especiais provoca alterações físicas na pele, incluindo cicatrizes. A Dra. Kaliandra ressalta: “O tratamento deve ser indicado por um profissional capacitado para tal, como o dermatologista. Produtos tópicos, que contêm ácido retinoico ou antibióticos, e sabonetes poderão ser receitados nos casos menos graves, pois eles se encarregam da limpeza seriada”.

Já nos casos mais complexos, além do mencionado, é necessário que o paciente faça uso de antibióticos e isotretinoína orais. Se a motivação for hormonal, algumas mulheres ainda devem recorrer à pílula anticoncepcional. Os peelings também são muito recomendados para o tratamento de acne, principalmente os que têm ácido salicílico, que provocam um efeito secativo sobre as lesões.

O que fazer na fase das cicatrizes?

“Muitas pessoas me questionam se na fase das cicatrizes dá para amenizá-las de alguma forma, e sim, dá para tratá-las também. Alguns procedimentos estéticos oferecem resultados muito satisfatórios nesta fase, é o caso do laser de CO2, dos peelings seriados, do microagulhamento e também de um tratamento chamado preenchimento de cicatrizes”, esclarece a doutora.

É possível prevenir a acne?

A única forma de prevenir ou de retardar o seu agravamento é prestar atenção na alimentação. Uma dieta rica em açúcar contribui para o aparecimento da acne, por isso, é sempre bom priorizar os alimentos mais saudáveis. Hábitos saudáveis, como dormir a quantidade necessária de horas e fazer exercícios físicos, também inibem o problema.

“Vale ressaltar que a saúde da pele é tão importante quanto a saúde no geral, no entanto, muitas pessoas só procuram o dermatologista depois que o problema já apareceu. Crie o hábito de visitar o médico antes que as doenças surjam e você verá que sua qualidade de vida aumentará significativamente”, finaliza a Dra. Kaliandra Cainelli.