Quem é o nosso Pelé da Literatura?

Descubra quem é o escritor brasileiro considerado o "Pelé da Literatura"

Publicado em abril 26, 2023, 6:38 pm
5 mins

Na literatura, o Rei Pelé também deixou sua marca quando na quarta-feira de 26/abr de 2023, o Dicionário Michaelis incluiu a palavra “Pelé” entre as 167 mil registradas e agora poderá ser usada por mais de 250 milhões de pessoas que falam a Língua Portuguesa. Se na virtude de sua qualidade, valor ou superioridade, Edson Arantes do Nascimento (1940-2022) não pode ser igualado a nada ou a ninguém, então seu apelido ganha força para validar a frase de Alexandre Garcia quando fez referência a Ryoki Inoue, um dos maiores fenômenos literários de todos os tempos como sendo o “Pelé da Literatura”.

Enquanto muitos discutiam se teria sido o Romário, Túlio Maravilha, Messi ou mesmo o Cristiano Ronaldo que chegaria ao gol de número mil, ele já tinha passado pelo milésimo fazia tempo. E mais: com reconhecimento atestado no International Guinness Book of Records.

Na verdade, José Carlos Ryoki de Alpoim Inoue não marcou mil gols. Ele escreveu mais de mil livros! A impressionante marca atual ultrapassa 1250 obras publicadas.

“As histórias de seus livros são de tirar o fôlego. Como os eventos ocorrem em minutos e dias, Ryoki faz os batimentos cardíacos dos leitores aumentarem. É difícil interromper a leitura por causa da narração que acontece como num filme, como no bom cinema americano com todos os ingredientes repletos de sexo, corrupção, violência, política, espionagem e um final surpreendente. Ryoki é o Pelé da literatura.” — Alexandre Garcia, Rede Globo TV.

Ryoki, hoje com 75 anos, reflete parte da atrofia cultural no país, onde vive travando nos últimos anos a luta pela sobrevivência com apenas um salário mínimo e a saúde debilitada por uma neuropatia pós cirúrgica.

Há dez anos, morando em Aracruz, no Espírito Santo e sob os cuidados delicados de sua esposa Nicole Kirsteller, artista plástica e também escritora, para o nosso autor recordista que já foi apontado pela crítica como o “Pelé da Literatura” e o “Ayrton Senna dos Teclados”, seu maior “erro” talvez tenha sido desistir da carreira de piloto na aeronáutica e médico especialista em cirurgia de tórax para viver única e exclusivamente como escritor profissional em um Brasil em que sabidamente os direitos autorais e o intelectual, em especial da literatura, jamais foram devidamente valorizados.

A Rede de Comunicação do Jornalismo Colaborativo fez uma publicação completa sobre “O valor da intelectualidade no Brasil“.

De artistas como Aleijadinho, Adoniran Barbosa, Van Gogh, Gaudí, Rembrandt, a escritores como Edgar Allan Poe, Oscar Wilde, Miguel de Cervantes, Alexandre Dumas e até mesmo a cientistas como Nicola Tesla, todos partiram desse plano, se não com dificuldades financeiras, na mais pura miséria. Cada um com seus problemas, mas incompatíveis com a genialidade que os tornaram célebres.

Juntos há mais de 50 anos, o casal Ryoki e Nicole decidiram contar a história de vida em uma autobiografia inédita e empolgante, repleta de aventuras, conhecimento e muita sabedoria.

Para a realização desse projeto, a família deu início a um movimento para arrecadar fundos dessa obra que certamente irá chocar muitas pessoas e ao mesmo tempo emocionar todos aqueles que enxergam a importância do trabalho desse grande escritor.

Saiba como você pode contribuir com a Autobiografia e fazer parte da lista pública (ou não) de apoiadores, acesse a página da campanha no Site Oficial do escritor, em www.Ryoki.com.br.

Fonte: Jornalismo Colaborativo, Dicionário Michaelis