Iluminação no jardim | Paisagismo residencial

A união entre projetos de paisagismo residencial e iluminação é ideal para conferir sofisticação ao ambiente. Apesar de normalmente ser realizado em áreas externas, também há o projeto de iluminação interna, que valoriza o design residencial e o imóvel. Fora os pontos estéticos, um bom projeto de iluminação também aumenta a segurança da residência em questão.

A iluminação com LED é econômica, sustentável, durável e dispensa o uso de lâmpadas comuns. Por não esquentar, não agride o jardim quando empregada em paisagismo residencial, e é mais resistente aos jatos de água. Desse modo, as lâmpadas LED são mais uma vez ideais para este tipo de projeto.

Projeto de iluminação interna

É importante levar em conta a quantidade de luz de que cada cômodo necessita, pois esse tipo de planejamento é feito não somente por estética, mas também por conforto. Logo, se houver exagero na quantidade de luz ou a falta dela, será incômodo permanecer no ambiente.

”A iluminação, além de ser decorativa, também pode ser utilizada para dar amplitude à sua residência e ressaltar detalhes do seu interesse, como o espaço atrás de espelhos e estantes, por exemplo. Os focos de luz devem ser bem distribuídos para não causar ofuscamento”, diz Gabriela Tosto, representante da PD LED, empresa que realiza projetos de iluminação LED.

Paisagismo residencial + Iluminação

A iluminação com o paisagismo deve valorizar tanto a casa quanto o jardim, e os fios devem ser devidamente instalados para que não possam ser facilmente danificados. A técnica vem sendo muito aplicada atualmente, de modo que a maioria das casas modernas possui tal planejamento.

É primordial que esse tipo de instalação não atrapalhe a circulação e acessibilidade, além de não atrapalhar a visibilidade da externa e interna da casa. O exagero pode comprometer todo o projeto, por isso um bom profissional deve ser procurado para realizá-lo de acordo com o que deseja.