A doença silenciosa que faz vítimas em todo mundo, tem, no mês de outubro, mais especificamente no dia 20, o seu dia mundial de combate e prevenção. A Osteoporose acomete ambos os gêneros, mas as mulheres são as vítimas mais frequentes da doença. Entre as causas desse mal, as principais, além da predisposição genética, são a alimentação desregrada, tabagismo, sedentarismo. O processo de perda de massa óssea se inicia de modo natural a partir dos 30 anos, em média, sem apresentar sintomas aparentes.
O problema que, muitas vezes é descoberto em decorrência de fraturas, e se caracteriza pela perda de massa óssea, causando fragilidade acentuada e risco elevado de fraturas. Na terceira idade, a osteoporose pode aumentar em 30% o risco de mortalidade. Os idosos, aliás, sofrem realmente mais, principalmente as mulheres que passam pelo processo de menopausa, que reduz a produção de estrogênio.

Prevenção para evitar problemas

Prevenção da osteoporose

A prevenção de qualquer doença é fundamental para andar com a saúde em dia em todas as fases. Entretanto, o silêncio da osteoporose requer ainda mais cuidados. Fazer exercícios regulares, alimentar-se bem, além de ter uma vida com hábitos saudáveis, são o caminho para a essa prática. O ortopedista Renato Bastos, da Orto Center, Clínica Ortopédica no Rio de Janeiro, fala sobre a prevenção “banhos de sol ao ar livre no horários entre 11 e 16 horas, durante cinco minutos, bem como a ingestão de alimentos ricos em cálcio, são a chave do sucesso. Além disso, evitar o tabagismo e ter uma vida saudável evitam a degeneração óssea. Afinal, a osteoporose é um dos muitos problemas que podem aparecer devido ao estilo de vida desregrado. Felizmente, é perfeitamente possível evitar o progresso da doença, graças a tratamentos e medicamentos que promovem a estabilização e a recuperação da massa óssea”.

Quem são os mais propensos a desenvolver a osteoporose?

Os sedentários têm mais chances de desenvolver a doença, pela própria condição de vulnerabilidade característica de quem não pratica esportes. Os exercícios regulares ajudam a fortalecer os ossos. Da mesma maneira, quem fuma tem maior propensão de desenvolver doenças diversas e a osteoporose é uma delas. A alimentação é outro fator que merece atenção. Quem tem alimentação deficitária com baixa de vitamina D e Cálcio, podem desenvolver mais facilmente a doença. Vale lembrar que a vitamina D é conseguida por meio de banho de sol.

Pessoas com deficiência de algum dos itens citados de forma genética ou com histórico familiar tem mais chances, da mesma maneira que pessoas com diabetes também podem ter a massa óssea enfraquecida, com perdas que podem atingir até 50%.